sábado, 23 de janeiro de 2021

Sai mais um impeachment para o salão oval

Depois de dois processos de destituição (impeachments) a Donald Trump, a congressista republicana Marjorie Greene acabou de apresentar no Congresso um impeachment contra Joe Biden, no dia seguinte à sua tomada de posse.
O que está em causa?
- Exactamente o mesmo caso que levou ao primeiro impeachment contra Donald Trump, ou seja os casos de corrupção em que alegadamente esteve envolvido o filho Hunter, e onde o pai Joe Biden fez pressão para que Obama pedisse a substituição do procurador ucraniano.

Na novilíngua instituída na Wikipedia o facto dessa pressão ter ocorrido está descrito como "Teoria da Conspiração Biden-Ucrânia", enquanto que a denúncia que Trump fez disso, para repor o anterior procurador ucraniano, é classificado como "Escândalo Trump-Ucrânia".
Em termos análogos, é como dizer que o Processo Marquês seria a "Teoria da Conspiração sobre Sócrates" e a tentativa de o expor foi o "Escândalo do juiz Carlos Alexandre"... só que José Sócrates não teve a ajuda da imprensa, para esse efeito.

O líder dos democratas do Senado, não fugindo às gaffes de Biden, apressou-se a anunciar, a acusação sobre a erecção de Trump:

... make no mistake, there will be a trial and when that trial ends senators will have to decide if they believe Donald John, Donald John Trump, incited the erection, insurrection, against the United States.

Portanto, começa com falta de erecção a nova presidência, podendo ter no Senado dois processos de impeachment, um contra Trump, e outro contra Biden, se este de Marjorie Greene passar no câmara dos representantes - o que é improvável, já que os democratas alcançaram a maioria.

Começou ainda bem Biden, com o primeiro sinal da sua integridade, ao fazer passar uma lei que obriga o uso de máscara em todos os espaços federais... lei que se apressou a desrespeitar logo de seguida, aparecendo sem máscara na visita ao monumento a Lincoln:

Joe Biden Broke His Own Mask Mandate on First Day of His Presidency


O comentário da Casa Branca, foi que "... tinham coisas mais importantes com que se preocupar", e de facto uma da primeiras "importantes" com que Biden se preocupou foi em fazer remodelar o salão oval, que poucas horas depois de Trump sair, já estaria com um visual completamente diferente:

Inside Joe Biden's newly decorated Oval Office
Segundo a pseudo-informação da CNN as diferenças no salão oval... de um dia para o outro!

Alguém reparou que o próprio papel de parede era diferente, e remetia para um link (que entretanto deixou de funcionar), onde se clamavam coisas mais exóticas (que Biden não estava na Casa Branca, que o vídeo da tomada de posse tinha chegado 10 horas antes, etc, etc), de que não vi qualquer substrato.

Interessa aqui este ponto para vermos como se passam estas coisas...
O link da reportagem é da CNN (assumida opositora de Trump), que mostrou o gabinete de Trump, antes de várias remodelações que este fez em 2017, argumentando que Obama tinha deixado as paredes cheias de nódoas. A CNN tirou assim partido da remodelação de 2017 de Trump, imputando-a a Biden, logo no primeiro dia, para dar uma ideia de um gabinete mais luminoso, do que era... o de Obama, que associou a Trump.
De forma que os opositores a Biden, pegaram nessas imagens do gabinete antigo, clamando que Biden nem sequer estava na Casa Branca!

Ainda me demorou algum tempo para esclarecer esta trapalhada, de tal forma a confusão está instalada, havendo agora só contra-informação e contra-contra-informação, sendo certo que neste último ano tivemos tudo menos informação. Essa parece mesmo não interessar a ninguém!

3 comentários:

  1. O impeachment de Trump foi chumbado.

    Parece que este fim-de-semana as coisas mudaram um pouco...
    Trump foi absolvido apesar dos 57 votos contra (eram precisos 60) contarem com 7 republicanos que alinharam com os democratas, mais 2 do que na votação de admissibilidade do julgamento.

    A entrevista com o advogado que representou a defesa de Trump:
    https://www.youtube.com/watch?v=6V33Op4UHPI

    onde este se insurge contra a fabricação de provas (doctored evidences) feita pela acusação, que alterou data de tweets de 2020 para 2021, e pela forma como a jornalista pareceu querer desvalorizar o assunto...

    ResponderEliminar
  2. Antes disto já diziam que uma grande guerra haveria entre os USA e o Canada:

    Biden's rejection of pipeline throws 'wrench' in Canada, US ties
    https://www.msn.com/en-us/news/world/biden-s-rejection-of-pipeline-throws-wrench-in-canada-us-ties/ar-BB1cS92C

    Cumprimentos
    José Manuel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A continuar assim, qualquer dia os americanos esquecem-se que elegeram um novo presidente... e começam a perceber que o novo presidente não é Biden, mesmo que apareça no protocolo para desfazer o que Trump desfez.

      Cumprimentos.

      Eliminar