sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

Desafinações visuais (7)

Creio que o primeiro filme que vi no cinema foi mesmo este Bambi, talvez em 1970, ainda que o filme de Walt Disney seja de 1942, e seria assim dirigido para a geração dos boomers, que estava a nascer:


Esta cena de ficar sem a mãe, era desconfortável para qualquer criança, e o motivo relacionado de se ligar à caça, nunca me deixou confortável com essa actividade.

Alguns anos mais tarde, em 1979, apareceu o grande filme dos anos 70, "o Caçador", "The Deer Hunter", com Robert de Niro, em que as ligações entre os personagens no contexto da Pensilvânia profunda, e a Guerra do Vietname, deixaram uma marca clara na adolescência.


Cavatina, de Stanley Myers, o tema do filme "The Deer Hunter"

Este foi um filme que apesar de ser aconselhado para outro escalão etário, tive a sorte de poder ver cedo, e é um daqueles filmes que me marcou definitivamente, e que ainda hoje gosto de rever, no contexto do Brain Game.

Quando perguntava se ainda existiam veados em Portugal, era habitual dizerem-me que existiam alguns protegidos na Tapada de Mafra, e uma população no Parque da Peneda Gerês. 

Com a reintrodução e protecção de algumas espécies selvagens, antes quase em extinção, não me era estranho pensar que houvesse alguns bichos por quintas e tapadas privadas, mas nunca em números que nos deixam surpreendidos - como nesta matança de 540 veados, gamos, e javalis, que ocorreu na Quinta da Torre Bela, na passada semana.


Quando olho para esta imagem, o mais assombroso será a cor alaranjada do céu, ao pôr do sol, e as hastes que prendem as cabeças dos cervídeos, para pousarem de forma conveniente para a fotografia.
Ali se misturam veados à esquerda, gamos à direita, e em primeiro plano alguns javalis. Acerca das bestas, apenas faço notar que não se vê uma máscara, nem tão pouco para esconderem a face da falta de vergonha. Tendo em atenção a restrição imposta à populaça em período natalício (o massacre a céu aberto, terá ocorrido entre 17 e 18 de Dezembro), a mascarilha e outros adereços são um exclusivo citadino. 
Pretende dizer-se que se tratou de uma "montaria para ricos", mas valores de 7 mil euros para disporem de carne de 35 animais, faz o preço baixar para 200 euros por peça. Nem que fosse só para tirar 20 quilos de carne por peça, já seria um negócio excepcional. Nada faz vislumbrar a presença de uma caçada para uma elite, excepto se for uma elite bestial. 

O que se vislumbra é um negócio da treta, em que era preciso à Quinta da Torre Bela ver-se livre de uma quantidade impressionante de animais, de caça, que tinha acumulado no seu interior. Precisava de o fazer rapidamente para se meter noutro negócio da treta - uma central fotovoltaica, que seria apoiada pela União Europeia no quadro NER-300 (de 2 mil milhões de euros), em que perto de 20 milhões de euros já teriam destino português.

Portanto, a mui louvável iniciativa europeia de produção de energia alternativa, pensada para a Quinta da Torre Bela, tinha um pequeno obstáculo - a presença de javalis, gamos e veados, nada inclinados para respeitar o ambiente, e potenciais destruidores dos painéis fotovoltaicos. 
Como os projectos tinham que estar operacionais em Junho de 2021, estava na hora de tomar uma decisão... ou receber os milhões da União Europeia, ou permitir que os animais continuassem a habitar a Torre Bela, como se fosse uma coutada cor-de-rosa do PAN. 
Qual seria a opção que os donos da Torre Bela iriam tomar? Receber 100 mil euros por uma caçada que lhes resolvia o problema dos animais, ou entregar o problema ao Ministério do Ambiente, para efectuar uma transferência dos animais, supervisionada pelo PAN, de forma a que os animais tivessem direito a música ambiente, para evitar problemas psicológicos, quando eventualmente fossem transferidos para uma outra quinta?  

O que terá achado o ministro do Ambiente desta ideia? 
Já se percebe... e agora, o que se esperava?
O que se esperava é que os caçadores espanhóis não fossem tão broncos, ao ponto de chaparem com as imagens para o público ver!
Isto é claro, seria motivo imediato para a demissão do ministro... mas isso seria se no governo não houvesse outro ministro, que é tutelado pelas polícias, em vez de as tutelar. 
Todo o caldinho está pronto para um efectivo poder de circuitos intermédios... que por estes dias caóticos, estão basicamente à solta, sem qualquer poder político visível que os controle.

Na prática, dado o nível de corrupção e bandalhice, na forma politicamente correcta, a que se está a chegar, parece que nada impede que um qualquer organismo policial, passe a usar herdades, para colocar uma série de pessoas estrangeiras detidas, enquanto presas numa caçada, em adaptação dos instintos do personagem Zaroff, numa variante do Most Dangerous Game.

4 comentários:

  1. Boa tarde caro Da Maia,

    Não sei a nossa diferença de idades, calculo entre uma a duas décadas mas o meu primeiro filme em cinema foi precisamente o Bambi. Não sei em que ano mas talvez em meados ou finais dos 80. Talvez tenha sido daí que vem o meu apreço pela vida selvagem e pela floresta tipo "Bosque". O que se passou na Torre Bela, não foi caça, foi UM massacre tal como não se chama á chacina de focas à paulada, caça. A Torre Bela é mais um exemplo da substituição da floresta autóctone pela plantação de eucaliptos. Para mim uma plantação é uma coisa agrícola, não é floresta e é essa designação que as plantações de eucaliptos deveriam de ter mas contam como "floresta" para o ICNF. Esta quinta foi mais uma que os meninos "revolucionários" de 74 arruinaram.

    https://www.youtube.com/watch?v=L6OiWT38gvk

    Abraço e Bom Ano.

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João,
      se não viu, aconselho fortemente a ver The Deer Hunter:

      https://www.youtube.com/watch?v=bxhHk4srSLM

      este link existe por momentos, mas irá desaparecer porque claramente viola a regulamentação... ainda que seja outro crime que ao fim de 40 anos estas coisas não possam ter acesso público livre - ainda que fosse numa versão com anúncios, ou algo similar.

      São 3 horas de filme que valem a pena.

      Mas basta ver o vídeo da melodia "Cavatina" para observar dois comportamentos distintos relativamente à caça:
      - o do personagem de Robert de Niro
      - o dos companheiros

      O "Niro" ia caçar, numa certa recriação de actividade primordial, e mesmo que tivesse a vantagem de estar armado, o resultado não era claro.
      O veado tinha possibilidade de escapar, e na cabeça dele, o combate, a caça, dava alguma possibilidade ao adversário. Não partia para um jogo em que sabia qual seria o desfecho - isso não é jogo, é mera masturbação.

      Por outro lado, para os companheiros, sem grande jeito, o objectivo era apanhar o veado e acabou-se. Para eles poderia ser até com um metralhadora, poderiam apanhar uma cria, poderia ser de qualquer forma.

      De facto, o que se passou na Torre Bela, foi apenas uma mera masturbação pública, disfarçada como caça, e no limite, podiam ter disparado uma metralhadora contra animais num curral. Também pode ser um jogo - ver quem consegue matar mais galinhas num aviário, simplesmente não sentir a diferença no acto praticado - não perceber o conceito de chacina, só se justifica por perturbações mentais de bestas.
      Essa perturbação resulta de terem entrado num contexto social de bestas, sem barreiras morais, ou por bestialidade natural. Estou em crer que foi apenas porque foram arrastados para um mundo de bestas, e nisso a maior parte da população faria a mesma coisa - quando se está entre bestas, a tendência é ser-se uma besta.

      Por falar em bestas, elas não ocuparam a Torre Bela apenas no 25-A, e essa experiência cómica tendo sido algo inócua, mostra apenas como umas bestas se substituem a outras, se não cuidarem da moral subjacente.
      Não havia propriamente uma moral sã antes, nem houve depois, pelo que o episódio revolucionário, parece perdido no tempo, e é um filme tragicómico, tendo este epílogo grotesco.

      Bom ano e um abraço.

      Eliminar
  2. Boa tarde,

    Um pouco da história da quinta aqui:

    http://www.quintadoconvento.pt/pt-pt/torrebela/hist%C3%B3ria.aspx

    E repare como a parte relativa à ocupação dos "revolucionários" está oculta mas se sublinhar com o rato, conseguirá ler.

    Vou tentar ver o filme.

    Bom ano, ab.

    JR

    ResponderEliminar