segunda-feira, 26 de março de 2018

Madrid, é cada vez menos Espanha

Madrid, estando com saudades de ver os catalães na rua em protesto, conseguiu prender Puigdemont ontem, por meio da polícia alemã, quando o "presidente catalão" regressava à Bélgica, onde estava exilado.


Madrid, é cada vez menos Espanha, e cada vez mais uma capitalzinha castelhana.

4 comentários:

  1. Os Torquemadas espanhóis estão sem descanso, e a inquisição vizinha pede agora também a prisão da ministra da educação, Clara Ponsati, ao tempo do referendo de Puigdemont:

    - https://www.theguardian.com/world/2018/mar/26/clara-ponsati-ex-catalan-minister-to-hand-herself-into-scottish-police

    - https://www.commonspace.scot/articles/12580/st-andrews-students-protest-bid-extradite-catalan-academic

    Como Clara Ponsati é professora na Univ. de St. Andrews, Escócia, as coisas não rolam de forma tão fácil para a inquisição espanhola, quanto na Alemanha.

    Os responsáveis da universidade escocesa já avisaram:

    "As her employer and an institution committed to the defence of free speech, we are deeply concerned by recent developments, their motives, and potential consequences.
    In the current circumstances, we believe there are legitimate arguments that Clara is being targeted for standing up for her political beliefs. That is anathema to us, and we will continue to offer her every appropriate support while respecting due legal process."

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah pois! A Escócia que também tem desejos de autodeterminação vê a Catalunha com natural empatia. Por outro lado a Inglaterra que nessa perspectiva podia tomar o lado de Espanha mas sendo igualmente natural inimiga desta e anti UE, vai-se ficar pelo o apoio a Clara Ponsati se para isso houver necessidade. Só falta Portugal ao invés do declarado apoio a Madrid se declarar a favor da vontade dos Povos e deixar o seu eventual apoio à Catalunha em aberto.

      Eliminar
    2. Exacto.
      O que já nos habituamos é que manifestações "espontâneas" sobre tudo e mais alguma coisa, aparecem, até com uma abrangência europeia ou mundial, mas no que diz respeito ao direito à autodeterminação dos catalães... fica tudo mudo e inerte! Pelo menos aqui está tudo bem caladinho, e os catalães que se desenrasquem sozinhos.
      Se não se percebesse que são sempre os mesmos que estão por detrás dessas manifestações "espontâneas", seja à esquerda ou à direita, até poderíamos pensar da falta de "solidariedade dos povos" para com a Catalunha.
      Estou com alguma curiosidade para perceber o que a Alemanha irá fazer, porque tem independência económica para fazer o que lhe apetecer à Espanha, e não vai ficar muito bem na fotografia se participar directamente na entrega do Puigdemont para o cárcere.
      Por outro lado, como os alemães são formalistas, e o assunto é colocado na esfera judicial, não é esperado que façam nada de diferente.
      Abç

      Eliminar
  2. Clara Ponsati teve que pagar fiança para ficar em liberdade, aguardando a decisão dos tribunais escoceses sobre o pedido de extradição. Entretanto, conseguiu umas impressionantes 230 mil libras em crowd-funding, para pagar as suas despesas processuais:

    http://www.thenational.scot/news/16135095.1_0_to_Scotland_in_Clara_fight_but_Spain_is_still_right_in_the_game/

    Entretanto, a própria responsável da Universidade de St. Andrews, Sally Mapstone, já recebeu severas críticas, de dezenas de inquisidores académicos espanhóis, por pôr em causa o sistema judicial castelhano.

    Os Torquemadas espanholitos continuam de pedra e cal.
    Como se costuma dizer - "em Roma, sê romano", adaptado aos dias de hoje, fica - "em Barcelona, sê madrileno"... nada que os arrivistas, como Arrimadas, sabem fazer muito bem.

    ResponderEliminar