sábado, 9 de maio de 2020

Presos políticos catalães

Há petições para salvar o maçarico, petições para melhorar a vida das galinhas (ver Nando's), petições mais ou menos idiotas, e é claro, petições para acabar com as petições (exemplo).

Normalmente, as petições serviam a reposição de direitos, e todo o carnaval expectável das "petições online", permite agora ignorar as petições sistematicamente, sem que ninguém se escandalize.

O que é interessante é que não houve nenhum movimento português que tivesse minimamente voz para protestar contra os crimes que se passaram em España a céu aberto. São crimes de uma monarquia primitiva, e de uma justiça inquisitorial, herdeira de Torquemada, que não respeita minimamente o direito à iniciativa política e à consulta popular.

Como se não bastasse todo o espectáculo degradante que os Españolitos nos obrigaram a assistir, e do qual saíram com uma vitória da treta, permanecem presos os políticos, que são prisioneiros políticos, já que nada mais fizeram do que actividade política, para a qual tinham sido mandatados.
Free Catalan political prisoners
Libertem os presos políticos catalães

O silêncio forçado sobre esta matéria, imposto praticamente por todos os governos, que querem manter relações "amigáveis" com Espanha, deverá ter decepcionado muito os catalães, e não apenas os líderes. A falta de solidariedade portuguesa é confrangedora. Até mesmo o BE se mostra alguma solidariedade, será mais por se tratarem de "companheiros de esquerda", o que equivale a pouco.

A última notícia de Puigdemont, ainda antes do alastrar do corona-vírus, foi a de uma congregação de mais de 100 mil pessoas, a 29 de Fevereiro, em Perpignan, na Catalunha francesa.
Puigdemont em Perpignan (29.02.2020)

A incidência caótica do corona-vírus em Espanha veio tornar tudo mais complicado, até porque o Estado espanhol passou a governar com poderes absolutos vindos do estado de emergência. Manifestações como aquela vista em Perpignan deixaram de ser possíveis, e uma contenção das pessoas, agradará a quem favorece um poder mais repressivo, como o recente Vox.
No entanto, e enquanto os catalães estiverem dispostos a isso, e parece que estão... o problema não irá desaparecer.

A Amnistia Internacional, que basicamente escolhe os assuntos que "interessam", ignorando outros (como o caso da prisão de Maria de Lurdes), tem sido pouco clara neste aspecto, e vai tomando posição para não parecer mal, não declarando estas prisões como políticas.

Como iremos olhar para este assunto daqui a uns anos?
 - Bom, se tudo continuar pelo mesmo caminho, as pessoas só se lembram quando lhes derem autorização para se lembrar. Talvez ao fim de 5 anos, os deixem sair em liberdade condicional, haverá algum regozijo na libertação, e tudo continuará na mesma.


Sem comentários:

Enviar um comentário