sábado, 23 de maio de 2020

Nebulosidades auditivas (81)

M.I.A. (ou Maya...) é uma cantora inglesa nascida no Ceilão, com relativo sucesso internacional.
Depois de "Paper Planes", um tema inspirado nos Clash, e que foi frequente ouvir nas rádios, em 2010, lançou

"Born Free", com um vídeo de Romain Gavras, 


que é, no mínimo, polémico.

Seria esse o vídeo a incluir aqui, mas foi banido de todas as TV's, e mesmo quando se consegue encontrar no Youtube, tem um aviso de idade mínima. 
Assim, para evitar a classificação do blog com conteúdo adulto, deixo apenas o link para o vídeo.

O que incomodará não será uma breve imagem de dois corpos nus, propositadamente colocados para desviar a verdadeira polémica. O problema é a violência gratuita, sob estado de sítio. Um clima de perseguição e segregação de "ruivos", apenas por serem "ruivos". A polémica é terem sido escolhidos ruivos, sem nada que o justifique, e não qualquer outra raça, para onde se arranjaram pseudo-justificações. É dito que a ideia foi inspirada numa polémica aparecida nos cartoons de SouthPark, em que se afirmava que os ruivos "gingers" não tinham alma. 
O tema principal do vídeo é mais simples - a violência de um estado sobre os indivíduos, está ao virar da esquina, e é muito ténue a linha que separa a liberdade da repressão sem razão.

Deixo aqui um outro vídeo, igualmente de Romain Gavras, onde a dupla com M.I.A, não procurou propriamente passar desapercebida... agora se o conseguiu é outra história.

M.I.A. - Bad Girls (2012)

Nem sempre quando se faz tudo bem num sentido, as coisas correm bem nesse sentido.
M.I.A. continua a ter muito mais sucesso fora dos circuitos mais espalhafatosos, por muito que se tenha esforçado por ser espalhafatosa.  Aliás, este vídeo é um perfeito exemplo de como se pode colocar a vida no limite do acidente, provavelmente para chamar uma atenção local, quiçá internacional, quando o resultado final é afinal... zero, ou quase zero.
Não tanto zero no caso de Maya, que continua a receber a atenção intelectual, tendo um filme sobre si "Matangi", vencido o Festival Sundance em 2018, mas sendo já remetida ao circuito alternativo.

Os circuitos de comunicação são completamente viciados, enviesados, e mais facilmente dão o máximo destaque a algo que não mereça do que àquilo que merece atenção.
Parece estranho, mas é muito fácil de explicar.
Esses circuitos não são transparentes, parecem translúcidos, para esconder a sua opacidade.
Que importância teriam se dessem relevo ao que merece relevo, e contrariamente, não dessem relevo a patacoadas sem qualquer interesse ou importância? Não teriam importância, ou pelo menos essa importância não seria notada.
Ora, há uma coisa clara que se percebe na espécie humana, independentemente da raça - mesmo sendo sempre rejeitado, o bicho continua sempre com a secreta esperança de que um dia será diferente, sem que a sociedade mude. LOL...

5 comentários:

  1. Não tendo nada a ver ou tendo também eu desde há cerca de 2 meses não consigo encontrar um vídeo no youtube sobre o regresso do coronel steiner da frente russa no filme o "A Águia pousou". Existe um parecido mas não é mesma coisa pois não inclui os ultimos 30 segundos desse que referi e esses são os mais importantes.

    WW

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom, há um link (que irá desaparecer, certamente) com o filme todo
      https://www.youtube.com/watch?v=cM9_Vs0temU&t=900
      creio que o que procura está no momento em que começa.

      Também há aqui um conjunto de citações interessante do Steiner:
      https://www.imdb.com/title/tt0074452/characters/nm0000323

      WW, um abraço.

      Eliminar
    2. Sim eu sei, a cena que define toda a personagem do coronel Steiner está no inicio do filme, uma pena se todo o filme desaparecer, tal como outros como por exemplo : Remagen que tive a sorte de encontrar há uns anos no youtube e que não conhecia ao contrário do que lhe referi e outros.
      Obrigado pelo link.

      WW

      Eliminar
    3. O filme Remagen nunca vi, e é uma pena que estas coisas com 50 anos estejam ainda vedadas a direitos comerciais. É mero aproveitamento por malta que já nada teve a ver com a produção do filme. Nem sequer é por comércio do filme, que o que rende agora um filme destes é mínimo; é mesmo só para depois venderem os pacotes de acesso a filmes antigos.
      Na realidade trata-se de uma cambada de chulos, que como é habitual vive do trabalho de outros, neste caso com uma boa parte já morta.

      Fica aqui um link para um documentário sobre a batalha de Remagen, narrado pelos próprios Eisenhower, Bradley, etc.

      https://www.youtube.com/watch?v=ROqNnkbYumY

      Acerca do "Eagle has landed", já tinha visto, e o mais interessante é o uso da expressão da Apollo XI. Certamente que não foi casual, porque o livro em que o filme de 1976 se inspira é de 1975. Agora, não sei se foi apenas uma tirada apelativa, ou se tinha algo por detrás...

      Eliminar
    4. O filme Remagen vi no youtube mas agora está vedado...
      O título do filme de facto é curioso e talvez a explicação seja essa ou talvez um golpe de markteting.Já agora lembro que a melhor série histórica sobre a 2ª guerra mundial (da BBC) também tem episodios vedados quando deveria ser de livre acesso a todos os que queiram aprender e ver os actores reais ao vivo.
      Obrigado pelo link.

      WW

      Eliminar