segunda-feira, 19 de julho de 2010

Batimetria Google (California)

Conforme sugestão em comentário (José Manuel - CH), reparei que está também disponível batimetria de alta resolução no Pacífico, junto à zona da California.
(clique na imagem para aumentar) 
Há montanhas submarinas, quase horizontais, que se prolongam partindo da zona de Cape Ridge (CA), e que se notavam já na batimetria de baixa resolução disponível anteriormente. É interessante verificar que as novas imagens disponíveis com batimetria de alta resolução, não alteram significativamente esta extensão quase rectilínea que apresenta contornos pouco comuns.
(clique na imagem para aumentar)

Detalhe da zona com alta resolução, aumentando a iluminação:
Link directo para esta zona no Google Maps.

No outro lado dos USA, na zona da Carolina do Norte, encontramos Cape Hatteras/Lookout, com esta particularidade:
(img)

Junto a esta formação peculiar que define a Pamlico Sound, com enormes praias, encontramos também na batimetria de profundidade, no exterior do Cabo Lookout, formações ainda mais estranhas na sua geometria quase perfeita:
Link para zona do Cabo Lookout no Google Maps

É claro que estas imagens podem ter várias justificações, sendo a mais provável "algum erro"... mas são persistentes em várias partes do globo terrestre... e desde interpolações de dados, a efeitos sombra, ou compressões JPEG, só mesmo um erro grosseiro poderá justificar a presença de tais imagens "pouco naturais".

2 comentários:

  1. Olá,

    Aqui vai o "Lusitania Bank" conhecido nos USA por excelente local de pesca desportiva.

    Latitude: 23°37'42.85"N Longitude: 112°49'59.44"O (Elevação 3397)

    O Trópico de Câncer parece ser paralelo à "Pirâmide" dos fundos entre o Lusitania Bank e o Petrel Bank, mas o que me interessava era saber a origem deste topónimo… Lusitania Bank ?

    Isto de ver formas estranhas no Google é geralmente como interpretar o sentido de manchas de tinta… (ABE) ou dos pixels ampliados…

    http://1.bp.blogspot.com/_H3hPB3_DZTE/TEU0YAuxzmI/AAAAAAAAAW4/p1F1K16IEig/s1600/Lusitania+Bank+Pir%C3%A2mide+dos+fundos.JPG

    Cumprimentos,
    José Manuel CH-GE

    ResponderEliminar
  2. O José Manuel teve a amabilidade de disponibilizar uma imagem aqui ilustrando a formação triangular que se pode encontrar aqui.
    (assim é possível seguir os links... pois na caixa de comentários às vezes são truncados)

    É muito boa a questão acerca do nome Lusitania nesse banco de pesca... mas lamento não conhecer a razão do nome.
    Nada deverá ter a ver com o malogrado navio Lusitania que foi afundado perto da Irlanda por um submarino alemão na 1ª guerra mundial (já que esse operava no Atlântico).

    Quanto às formas estranhas, todos sabemos que há alguma tendência a reconhecer formas humanas. Por exemplo, se quiser poderá ver um velho de barbas a sorrir nesta imagem do solo marciano que coloquei no post anterior. Encontram-se tantas, ou até menos, do que seria expectável - ao ponto de ter feito grande sensação a tal face marciana.
    Acho que não vale a pena perder muito tempo com esse tipo de coincidências "naturais", a menos que sejam demasiado flagrantes. Se achar que o triângulo que identificou no Lusitania Bank é estranho, o que dizer então destes que aqui coloquei?
    E repare que isto nada tem a ver com distorções nas figuras, ou eventuais efeitos de acumulação nos pixels ao aumentar/diminuir figuras. Eu conheço suficientemente o assunto para distinguir as situações. Nos casos que aqui coloco, a única "justificação normal" será "erro humano" no tratamento dos dados/imagens. Tive ainda o cuidado de confirmar anteriormente que os dados de batimetria apresentados pelo Google estão de acordo com aquilo que se conhece (são aliás resultado da compilação dos muitos dados isolados).

    Agradeço ter chamado à atenção para esta zona, pois de facto, não tinha notado que já havia batimetria de grande resolução.

    Cumprimentos,
    da Maia

    ResponderEliminar