terça-feira, 11 de junho de 2019

Nebulosidades auditivas (70)

O triplo F português consistia em Futebol, Fado e Fátima... ou pelo menos assim foi entendido durante os anos 1960-70, na promoção popular que o regime de Salazar levava à população.
No futebol foram os anos gloriosos de Eusébio como estrela mundial, no fado projectava-se a figura de Amália internacionalmente, e finalmente o papa Paulo VI comparecia à comemoração dos 50 anos de Fátima. No entanto, convém notar que o F que Portugal procurava não era o do Fado, mas sim o do Festival. Era o Festival da Canção que fazia parar o país e aguardar a votação do júri, sempre penosa. 

Com o passar do tempo, o festival caíu quase no esquecimento, e a RTP chegou a desistir de participar. 
Até que algo misteriosamente Salvador Sobral, irmão de Luísa Sobral, trouxe o caneco de Kiev, em 2017, com uma canção engraçada, simples e menos boba que o cantor.
Salvador Sobral vence a Eurovisão em 13 de Maio de 2017

Em que data ocorre a final de Kiev?
- 13 de Maio de 2017.
Ou seja, na noite de sábado em que Fátima recebia o Papa Francisco, para a comemoração do centenário das aparições.
Acrescia ainda nesse mesmo dia, o Benfica de Eusébio, vencer o primeiro tetracampeonato. Não era uma competição internacional, mas essa tinha sido ganha em França, no ano anterior (Euro 2016).

O triplo F num só dia. Influência da Santa? Coincidência?
Haverá quem acredite que sim...
Já abordei o assunto no postal anterior FFF, e pouco há a acrescentar ao que Salvador disse:
« ... isto estava tudo comprado na verdade!»
Digamos que Saramago ganhar o Nobel da Literatura em 1998, 500 anos depois de Vasco da Gama ter aportado à Índia, também poderá ter sido coincidência. Haverá quem acredite que sim... Haverá ainda Lobo Antunes, que já se sabe não liga ao assunto, nem quer saber que passam agora 500 anos da saída de Magalhães. Talvez espere pelos 500 anos do lançamento dos Lusíadas, em 2072.

Voltando à actualidade. Em 2018 nem sei o que se passou no festival, organizado por cá - terá sido qualquer coisa sem qualquer interesse. Mas este ano, felizmente que o festival voltou a servir para alguma coisa menos trivial, aparecendo o desconcertante Conan Osiris. Goste-se ou não da desarmonia em tom cigano ou hindú, pelo menos ainda há quem se entretenha em valorizar o que é interessante e não óbvio.
Conan Osiris - Telemóveis (Festival RTP da Canção)

Apesar deste F ter falhado rotundamente nos F's festivaleiros, e de 2019 não ser ano de visita papal a Fátima... neste fim-de-semana, voltou a funcionar o F do futebol, com a conquista da Taça das Nações da UEFA

Sem comentários:

Enviar um comentário