domingo, 20 de outubro de 2019

Gilet jaune

Os coletes amarelos (gilets jaunes) eram usados no Séc. XVIII e XIX com um significado diferente daquele que assumiram nos dias de hoje, em França.

Portrait de jeune homme en costume marron et gilet jaune (invaluable). 
Manifestação dos "gilets jaunes" em Toulouse.

Apesar de já não constituir notícia há muito tempo, e das manifestações não serem normalmente autorizadas, este movimento dos "coletes amarelos" continuou durante um ano a manter uma actividade semanal, em diversas cidades de França. Neste fim de semana, havia protestos em Paris, Toulouse, Lyon, Clermont-Ferrand, etc. Prevê-se que a actividade vá aumentar daqui a um mês, quando fizer um ano sob o início destas manifestações, iniciadas a 17 de Novembro de 2018.

De peça de indumentária, que era por vezes associada a casamentos, ou até a mau gosto (mediante certas regras de etiqueta da aristocracia do séc. XIX), passando a símbolo de protecção rodoviária, e agora a símbolo de revolta popular, o colete amarelo representa um novo tipo de movimento, de acção persistente. Será um caso único de resistência, até agora ligada a uma oposição ao presidente Macron, mas cujo centralismo é difícil de avaliar e traçar origem, parecendo simplesmente reflectir uma insatisfação popular, e um problema crónico que se instalou na sociedade francesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário