sábado, 9 de novembro de 2019

Nebulosidades auditivas (76)

Em Novembro de 1979, os Pink Floyd lançaram o duplo álbum "The Wall".


Em Novembro de 1989, dez anos depois, caía o "Berlin Wall" - o muro de Berlim.

Em 1990 (21 de Julho) Roger Waters organizou o esperado concerto icónico, que relacionava um muro com o outro. Icónica era também a ausência dos Pink Floyd no conjunto de artistas convidados por Waters. Se o muro de Berlim tinha caído, o muro de Waters, entre si e os restantes elementos da banda, esteve bem presente no concerto de 1990.

Deixo três vídeos ilustrativos do filme "The Wall" (1982), de temas representativos do álbum e do filme.
Another brick in the wall

Comfortably numb

Run like hell

A queda do Muro de Berlim foi um momento marcante ao ponto de ser muito badalado o livro de Fukuyama - The End of History and the Last Man, que veria o desaparecimento da tensão da Guerra Fria como um desfecho e advento de uma nova era. 

Claro que logo de seguida, apareceria a era de Wall Street, e dos mercados financeiros, reguladores de uma economia globalizada. O atentado de 2001 foi um marco do início do novo milénio.

Wall Street tinha o nome derivado de uma muralha exterior protectora, desenhada pelos holandeses na ilha de Manhattan, num mapa de 1660 da Nova Amsterdão
Plano de Nova Amsterdão com a muralha de Wall Sreet à direita.

O muro de Wall Street caíu e desapareceu, apenas ficando como ilustrativo nome da rua, onde está a Bolsa de Nova Iorque, e à volta da qual está o distrito financeiro (que incluía o World Trade Center).
No entanto as muralhas financeiras aí sediadas mostraram resistir aos abalos especulativos.

Como curiosidade adicional, resta acrescentar que o nome em latim para Nova Iorque é
NOVA EBORACA
nome que era usado em moedas, dobrões de ouro, de 1787:
Unum e Pluribus (1787) Excelsior - Nova Eboraca - Columbia

Este nome resulta de York, em Inglaterra ser denominada Eboraca (ou Eboracum), na sua designação latina. York é ainda a cidade onde o imperador romano Constantino foi aclamado como tal, pelos seus apoiantes, em 306, ocupando o lugar do pai na tetrarquia romana, até ficar como imperador único.

A única curiosidade é a semelhança com o nome de Évora, que era Ebora, provavelmente porque como York, originasse de um mesmo nome "eborense", de raiz celta. 
Tendo caído Nova Amsterdão para os ingleses, ficou Nova Iorque, Nova Eboraca, honrando o buraco que desse muro ficou.

Sem comentários:

Enviar um comentário