quarta-feira, 18 de maio de 2016

Zero

Entre os múltiplos motores de busca, a Google acabou por se impor de tal forma, que mesmo a tentativa da Microsoft com o Bing, acabou por sortir quase nulo efeito concorrencial.
Este blog, tal como o alvor-silves, ainda assim costumava aparecer em todos os motores de busca, desde o mais estranho duckduckgo ao yahoo, até ao velhinho altavista, etc... 
No entanto, mais recentemente acabei por notar que no disconnect.me, que é praticamente uma versão que usa outros motores de busca, mas sem fornecer a identificação de quem procura, os resultados mudam significativamente.
No caso do odemaia, o resultado é nulo, ou seja um rotundo zero!... conforme mostramos na figura seguinte, tornando clara a diferença entre o bing normal (onde o "odemaia" aparece na primeira página) e o bing sem dados do utilizador (onde "odemaia" passa a ser uma palavra inexistente).


A situação com o alvor-silves é basicamente a mesma...

Se procuramos com o bing normal praticamente todos os primeiros resultados dão no alvor-silves.blogspot, enquanto que se usarmos o bing sem identificação do utilizador, nenhum resultado leva a esse blog.
A situação é tão caricata que os resultados apontam um dos poucos blogs que tem link para o alvor-silves, mas nada de localizar directamente o blog alvor-silves... esse é como se nem existisse.
Acontece que isto nem sempre foi assim, e nem sempre é assim...depende!

O blogger sempre ofereceu alguma informação estatística ao administrador do blog, que são os seguintes painéis:




... não que eu faça muita fé no que estes dados transmitem, porque há imensas maneiras de viciar informação, e no caso informático é muito pior do que alguma vez foi.

O utilizador que não tenha um blog, não sabe por exemplo que é registada a forma como veio aqui parar... por exemplo, se chegou ao blog através de algum motor de busca. Ao contrário do que acontece com os blogs do Sapo, pelo menos aqui no Blogger não se regista o IP do visitante ou comentador, o que no Sapo corresponde a uma forma de controlo grosseira... Pois o visitante só aparentemente é anónimo, já que o administrador do blog pode identificar os utilizadores pelo seu IP de acesso - ou pelo menos saber se são os mesmos, ou diferentes.

A fiar-me nos dados disponibilizados, das 1899 visitas do último mês aqui, só 3 resultaram da procura num motor de busca. Pelo menos essa informação é consistente com o não aparecimento do blog odemaia no motor de busca, se os dados do utilizador não são adequados.
Grande parte das visitas deste mês teria resultado de ter colocado um comentário e link no facebook, a propósito do 25 de Abril.

O engraçado é que desde Dezembro de 2009 sempre encarei a situação com a hipótese de completo isolamento... É claro que vieram aqui pessoas comentar, alguns habituais, como o José Manuel ou a Maria da Fonte, mas foram os mesmos que seguiram a divulgação de início, e também não seria estranho que o bloqueio não fosse total, permitindo assim mais uns tantos acessos ocasionais, mais ou menos aleatórios. A razão dessa suspeita era muito simples... não havia qualquer padrão consistente de acesso livre. O que me fez estranhar não foi a ausência de visitas, mas sim o número reportado de visitas, completamente inconsistente com o facto de, nalgumas ocasiões, ter deixado ambos os blogs sem actividade durante muitos meses. Seria de esperar que o número de visitas decrescesse quase a zero, mas estranhamente foi-se mantendo constante, quase como se isso não interessasse para nada.
E, ainda mais interessante, quando reapareci para colocar novo material, foi aí que as visitas começaram a decrescer um pouco de novo...

De momento, o controlo de acessos - ou seja, a permissão de que fulano X possa aceder a conteúdos W, Y ou Z, presumo que esteja sob completo controlo central da Google, ou de quem controla a Google. O que seria mais estranho é se isso nem estivesse condicionado e controlado...
É facílimo impedir que o fulano X aceda a conteúdos W, podendo aceder a Y e Z.
Na prática X nunca achará estranho, porque não tendo acesso ao conteúdo W, é como se nunca tivesse existido. Quem está nesse nicho W poderá nunca saber disso, porque acaba tendo alguns acessos, dos que também estão isolados no seu nicho, e desconhecerá o bloqueio ao exterior do nicho.

Esta situação não deixa de me fazer lembrar um cena notável no filme Cloud Atlas:

... especialmente quando o arquivista a interroga de como irá passar a sua mensagem, indo ser executada, e ninguém acreditando nela - ao que ela responde "alguém já acredita"... e assim seria o carcereiro, o único a poder escutá-la, que afinal iria desempenhar o papel seguinte.

6 comentários:

  1. Humm... excelente referência ao Cloud Atlas (a viagem), para mim é mais... ao longo da "nossa caminhada de eras" neste planeta depurador!
    Bom, se quiser ver este excelente trabalho de um site brasileiro sobre a nuvem atlas: http://www.saindodamatrix.com.br/archives/2013/03/cloudatlas.html
    a seguir pode dar uma vista de olhos a isto: http://www.saindodamatrix.com.br/archives/2016/01/a_filosofia_em.html
    Continuação de bom trabalho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, é também minha convicção que inevitavelmente as coisas estão todas ligadas, que é basicamente uma das ideias transmitidas no filme.

      Já tinha aqui escrito sobre o filme:

      http://odemaia.blogspot.pt/2013/01/as-teias-ateias.html

      e obrigado também pelos links.

      A frase - "o que fazemos na vida ecoa na eternidade" estava já presente noutro notável filme (Gladiador):

      https://www.youtube.com/watch?v=hrmp-6aR7M0

      Em pequenas coisas, como um jogo de xadrez, podemos reparar na incrível complexidade que emerge de um tabuleiro com 8x8 casas e 32 peças, com umas tantas regras.
      Se mudar essas regras, os melhores jogadores tornam-se completos nabos... simplesmente porque se treinaram para um tipo de jogo e não outro.

      Desde que o computador Deep Blue ganhou ao Kasparov, há quase 20 anos, que nunca mais ninguém ouviu falar de novo desafio com máquinas... simplesmente porque não há qualquer hipótese de competir.
      Assim, o melhor jogador de xadrez é uma máquina... que não tem qualquer consciência do que está a fazer.

      E não se trata de nenhuma programação sofisticada - simplesmente a máquina tem capacidade de cálculo para simular as diferentes possibilidades e nós não.
      Mesmo assim, com toda a capacidade computacional, não se sabe ainda se há algum jogo que permita às brancas ganhar, ou se as pretas podem defender sempre e forçar o empate.

      Ora, quando aqui chegamos apanhamos o jogo a meio, e a maioria de nós tem que jogar com menos peças, e fazer de conta que o jogo é equilibrado. Quem pensar que tudo se resume a uma partida... pois isso deixa quem tem vantagem com uma errada ideia de facilidade, e quem tem desvantagem com uma frustrada ideia da dificuldade.

      O primeiro objectivo do jogo é entender porque razão somos forçados a jogar com aquelas regras, e porque razão uns começam com vantagem e outros não.

      Só depois disso é que podemos desfrutar do jogo.
      Caso contrário, teremos sempre uns idiotas a exibir o seu domínio, apenas porque sabem mexer umas peças, e têm toda a gente condicionada a jogar segundo as suas regras.

      Obrigado, e um abraço.

      Eliminar
  2. A minha leitura é constante, os comentários é que são ocasionais! Contudo as visitas... costumo ler num leitor de feeds...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, isto era mais uma coisa para minha informação... afinal também acabo por me ver como leitor do que escrevo.

      Por vezes, não escrevo porque manifestamente não terá interesse alheio, mas depois acabo por me esquecer.
      Por exemplo, há uns anos o texto

      alvor-silves.blogspot.pt/2010/11/carta-do-atlantico-norte.html

      ... marcou 800 visitas em duas horas, todas vindas dos EUA. Porquê? Não faço ideia.
      Foi daquelas coisas que achei estranho, mas nunca registei. Isto só para dar um exemplo.

      Mas, o mais interessante, é que a plataforma da internet, em que quase ninguém se conhece, permite o mais variado tipo de confusões e mal entendidos.

      No final do dia, a única coisa que a pessoa pode garantir é a diferença entre o que é seu e o que é de outro(s). E às vezes nem isso... às vezes releio aqui comentários antigos que já nem me lembrava de ter escrito! Ou pior, às vezes deixava algo subentendido, que agora já nem me lembro o que era!
      Às vezes é melhor assim, outras vezes não, e por isso tento deixar tudo tão claro quanto possível, excepto quando uma certa ambiguidade tem também alguma beleza própria.

      Muito obrigado pela leitura.

      Eliminar
  3. tenho uma vaga ideia que queriam impor um sistema tipo semáforo para notar a fiabilidade do que os cyberrobôs nos propõem quando questionados, agora aparecem os sites notados com estrelas, penso que ter mais ou nenhuma visibilidade na teia está relacionado com a aderencia à publicidade:
    http://umdiafacoumblog.blogs.sapo.pt/como-ganhar-dinheiro-com-o-blog-68963

    igualmente o ranking do blogger ;
    http://www.bloggertipstricks.com/improve-keywords-ranking.html

    de toda a maneira a teia de aranha tem o se polícia sinaleiro certamente.

    Cpts
    Jose Manuel CH-GE


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, foi engraçado ter aqui registadas umas 800 visitas à conta de um simples comentário que fiz no facebook do Carlos S. Silva.
      No entanto, como nem houve aqui um único comentário ao texto sobre a Mary Poppins, os Cravos e o Giroflé Giroflá, na prática é como se fossem visitas fantasma.
      Ainda bem, por um lado, porque deu-me Zero trabalho a responder... mas por outro lado, é meio estranho, já que há malta do facebook que tem sempre qualquer coisa a dizer.
      Foi só um pequeno apontamento de memória, porque estas coisas se não as escrevo, esqueço-me.

      A hipótese de que a publicidade condicione o aparecimento preferencial na lista do Google, até faz sentido, mas não é seguida no caso da Wikipedia, que aparece sempre em primeiro lugar, para quase tudo.

      Quanto ao polícia sinaleiro... se não houvesse outra razão, invocariam sempre a razão do "terrorismo", da "pornografia", etc...
      Por isso, está obviamente implementado um sistema que exclui umas ligações e não outras.

      Abraço!

      Eliminar