sexta-feira, 22 de abril de 2016

Nebulosidades auditivas (34)

Há já uns dois anos, encontrei este vídeo no youtube:


O interessante é a combinação feita por um certo "Mr. Kalashnikov", que junta o tema "The day before you came", do último album dos ABBA:


com o mini-filme "The Gallery", de Jos Stelling (2003):


... com uma certa medida certa para o efeito pretendido!

Depois, ainda que o vídeo dos ABBA seja interessante, e a história de Jos Stelling, com uns longos 26 minutos, esteja plena de humor... parece-me que a combinação de ambos resultou - tal como poderia ter resultado com o anterior "The Waiting Room" (1996), praticamente com o mesmo tipo de enredo. Aliás, no outro mini-filme desta "triologia erótica", intitulado - "The Gas Station" (2000), Jos Stelling não deixou de incluir música apropriada.

Ora, Jos Stelling é um realizador consagrado, em Cannes, Berlim, Veneza, etc... em festivais que passam um pouco ao lado do circuito comercial, mas que não deixou de exibir estes filmes, que poderiam fazer facilmente uma distribuição bem sucedida num público alargado. Tirando o vídeo inicial, que conta com mais de meio milhão de visualizações (e que nem sequer é o original do Mr.Kalashnikov, é apenas de alguém que teve mais sucesso na divulgação), os outros vídeos, com os originais de Jos Stelling são praticamente desconhecidos. O "fenómeno" de um vídeo alcançar milhões de visualizações no youtube, pouco tem a ver com o vídeo, e tem muito mais a ver com os processos associados à distribuição, ou seja com o caudal do rio que é usado. São raros os casos em que o processo surge de forma espontânea, por mais valia que tenha o material inicial.

Enquanto holandês, Jos não deixou de incluir o tema do "Holandês Voador" (1995) na sua filmografia, onde encontramos o mesmo actor (Gene Bervoets) noutro papel, menos cómico... o Holandês Voador é um tema aliás mais popularizado pela ópera de Wagner (ainda que haja referências recentes, no ainda mais popular sucesso de Hollywood - Piratas das Caraíbas)


e este navio fantasma, que era avistado no território do Cabo da Boa Esperança, foi curiosamente explicado como resultado do fenómeno Fata Morgana - projecção resultante da difracção da luz à distância, devida a linhas de projecção diferentes resultantes de diferenças de temperatura... e que parece fazer aparecer os navios a flutuar sobre a linha de água.
Fada Morgana - ilusão óptica coloca o navio acima do nível de água.
O nome Morgana está associada à lenda do Rei Artur, à sua irmã, que sendo feiticeira, seria capaz de de aparecer acima das águas. Esses eram alguns poderes atribuídos em tempos de mitologias druidas, mitos que foram desaparecendo com a implantação do cristianismo, tendo apenas depois regressado no tempo de navegações.

Sem comentários:

Enviar um comentário