sábado, 3 de abril de 2021

Cartonização (7) da matriz

A Matriz de Ansoff é um esquema semelhante ao que Costa usou na matriz de risco (risco de riscar):


Até nas cores com que aparece na descrição da wikipedia, são usadas praticamente as mesmas:

Poderá dizer-se que em tempo pascal, isto é um abuso de parábolas, mas se repararmos bem nos conceitos associados, veremos que não é tanto assim:
  • Market Penetration (Penetração do Mercado):
    Situação actual, em que a empresa não arrisca muito, e procura uma agressiva implantação no mercado existente. Isto é feito com grandes campanhas publicitárias, procurando aumentar a procura/consumo.
  • Product Development (Desenvolvimento do produto):
    Isto será a aposta em novo tipo de produtos. Com a entrada de novas ameaças (vírus) sobre o mesmo mercado, isto não exige tanto esforço na campanha publicitária, porque considera que o mercado estará receptivo ao desenvolvimento de novos produtos (novas vacinas).
  • Market Development (Desenvolvimento do mercado):
    Nesta fase a empresa aposta que o mesmo produto (vacinas existentes) pode ser aplicado a outros mercados, por exemplo, jovens, crianças, animais de estimação, etc...
  • Diversification (Diversificação):
    Por esta altura, é basicamente o "vale tudo"... ou seja, a empresa arrisca ao mesmo tempo actuar com novos produtos para novas ameaças (novas vacinas), usando-as quer no mercado clássico (pessoas mais frágeis, mais velhas), quer nos novos mercados (jovens, crianças, etc).

Sem comentários:

Enviar um comentário