A Matriz de Ansoff é um esquema semelhante ao que Costa usou na matriz de risco (risco de riscar):
Até nas cores com que aparece na descrição da wikipedia, são usadas praticamente as mesmas:
Poderá dizer-se que em tempo pascal, isto é um abuso de parábolas, mas se repararmos bem nos conceitos associados, veremos que não é tanto assim:
- Market Penetration (Penetração do Mercado):
Situação actual, em que a empresa não arrisca muito, e procura uma agressiva implantação no mercado existente. Isto é feito com grandes campanhas publicitárias, procurando aumentar a procura/consumo. - Product Development (Desenvolvimento do produto):
Isto será a aposta em novo tipo de produtos. Com a entrada de novas ameaças (vírus) sobre o mesmo mercado, isto não exige tanto esforço na campanha publicitária, porque considera que o mercado estará receptivo ao desenvolvimento de novos produtos (novas vacinas). - Market Development (Desenvolvimento do mercado):
Nesta fase a empresa aposta que o mesmo produto (vacinas existentes) pode ser aplicado a outros mercados, por exemplo, jovens, crianças, animais de estimação, etc... - Diversification (Diversificação):
Por esta altura, é basicamente o "vale tudo"... ou seja, a empresa arrisca ao mesmo tempo actuar com novos produtos para novas ameaças (novas vacinas), usando-as quer no mercado clássico (pessoas mais frágeis, mais velhas), quer nos novos mercados (jovens, crianças, etc).
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