quinta-feira, 11 de junho de 2020

Pirâmide à Palmela

No Cemitério dos Prazeres, destaca-se a pirâmide construída em 1849 para túmulo da família dos duques de Palmela, naquele que é considerado o "maior jazigo privado da Europa" (na senda dos recordes privados, agora em moda):

O Duque de Palmela, Pedro de Sousa Holstein, era um dos vários nobres maçãos, é claro com principal destaque para o próprio regente, D. Pedro IV, entretanto já Imperador do Brasil.
Assim, como as pirâmides são monumento de eleição maçónica, decidiu contratar um arquitecto mação italiano, que fez este túmulo, razoavelmente imponente no contexto dos Prazeres.
A pirâmide de Cestius em Roma tem 40 metros de altura, esta terá uns 12 ou 13, mas não consegui encontrar os números maçónicos da sorte que foram usados nesta construção... não são 33 blocos até ao topo.

Será esta a maior construção em pirâmide em Portugal?
Bom, na Serra da Lousã, inaugurou-se em 2016 isto:

O que é isto? - Cito a revista OnCentro:
O Ecomuseu Espaço da Mente, o Templo Ecuménico Universalista e Parque Biológico Serra da Lousã, formam o Trivium: a visão filosófica do espírito da Fundação ADFP onde o Parque Biológico representa a igualdade de todos os seres vivos, o Espaço da Mente representa a liberdade e o Templo Ecuménico Universalista salienta a tolerância e o respeito pelo diferente. O conjunto conta já com mais de 300 mil visitantes.
Ou seja, é mais ou menos uma iniciativa pessoal de Jaime Ramos, natural Miranda do Corvo, ex-dirigente do PSD, que criou uma fundação e um parque biológico. Não comento mais, porque não vale a pena, pode dar chatice... e já devemos ter contribuído o suficiente para isto.
A avaliar pelas cores, e estética circundante, se isto tiver alguma coisa a ver com maçonaria, parece-me que será efectivamente com a filosofia dos pedreiros que trabalharam ali.

Sem comentários:

Enviar um comentário