sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

Cair de Maduro (3) ou de podre?

Os dramaturgos da imprensa vaticinavam que a Venezuela morreria de fome em Maio, se não chegasse ajuda internacional (que aliás só seria possível com Guaido).

Entretanto os meses passam, e a fome também terá passado, porque praticamente Guaido desapareceu das nossas notícias. 
Quando escrevi o último postal sobre o assunto, as notícias eram diárias e abriam os noticiários:


Depois a imprensa tem o condão de esquecer por completo os assuntos que "não interessam", até porque o povão também tem memória curta. 
A vantagem de fazer compilações do ano passado, é que estes assuntos vêm à baila.
Poderia querer saber se os venezuelanos já tinham papel-higiénico, ou continuariam a usar a imprensa internacional para higiene pessoal.

Fui ver o que tinha acontecido com Guaidó:
Guaido apanhado num escândalo de corrupção (Dezembro 2019)
Ou seja, o "Obama venezuelano", o míssil Tele-Guiado, Guaido foi apanhado num escândalo de corrupção, sendo acusado pelos próprios apoiantes. 
Perante a necessidade de ser reeleito neste domingo (5 de Janeiro de 2020), no cargo da assembleia nacional, é natural que haja alguma expectativa de perceber se Guaido será ou não substituído na presidência desse órgão.

Para Nicolas Maduro, a eleição é absolutamente secundária porque ele tratou de criar uma outra assembleia, tornando aquela inoperante. Haverá novas eleições parlamentares, mas parece que Trump perdeu todo o interesse em Guaido, ou aguarda o momento para uma ulterior eleição presidencial.

A Venezuela estará provavelmente numa crise semelhante à que estava, com a diferença que por enquanto não temos as notícias em forma de novela dramática, como tivemos há uns meses atrás.

De certo que os virtuosos argumentistas que alimentam as notícias internacionais, que vão para o ar em forma de novela às 20h00, por via dos telejornais, arranjaram novos heróis e bandidos para alimentar o pagode. 
Apenas não sabemos quando virá aí nova enxurrada dramática. Temos apenas alguns episódios pontuais, como um falhado ataque a quartel:
Ora este postal, como os anteriores, pouco tem a ver com Maduro ou com Guaido, que são apenas dois elementos de um jogo político internacional. Este postal tem a ver com o total descrédito que nos merece a nossa imprensa, cheia de "fact-checking" ou "polígrafos" da treta. 

Poderia dizer-se que nunca a imprensa esteve tão mal, mas isso seria tão errado quanto achar que essa imprensa alguma vez desempenhou o seu papel de forma minimamente independente. A libertação de recursos - em que cada cidadão seria um possível emissor noticioso - esquece sempre o pequeno problema de que estamos num mundo com 6 mil milhões de pessoas. Ora, ninguém consegue dar atenção a 6 mil pessoas, e isso corresponderia apenas a um representante por milhão...


Nota posterior (07.01.2020):
Guaido pede novos protestos, após ser reeleito (tendo sido inicialmente impedido de entrar na assembleia nacional, com Parra no seu lugar)
https://www.france24.com/en/20200107-venezuela-s-reelected-parliament-speaker-calls-for-protests

Sem comentários:

Enviar um comentário