Repetindo o que disse o ano passado: "Todos os invernos é a mesma coisa... o tempo esquece-se que está sob alterações climáticas, tendo em bastidores um "aquecimento global"...
Este tópico Snowmaggedon está aqui todos os Janeiros desde 2014, para as notícias de temperaturas baixas, sendo assim contraponto à empolada informação sobre temperaturas altas, motivadora da campanha contra um certo "aquecimento global", depois chamado "alterações climáticas".
Desta vez, a notícia aparece no Público com este mesmo nome:
Fonte congelada na cidade Victoria, parlamento da Columbia Britânica
A cidade de St. John na Terra Nova foi especialmente fustigada, tendo este nevão batido recordes no Canadá, já de si um país habituado à neve.
Convém aqui lembrar também o que foi notícia em Janeiro, o grande incêndio na Austrália, esse mais ajustado à narrativa da moda. Acontece também que os incêndios no verão australiano, são quase tão frequentes quanto os nossos, ou os californianos.
Fica aqui um registo comparativo dos mais famosos incêndios australianos:
- How the 2019 Australian bushfire season compares to other fire disasters
- https://en.wikipedia.org/wiki/Bushfires_in_Australia
Não é preciso investigar muito para concluir que em 1974/75 a área ardida foi substancialmente maior, 6 vezes mais, e os incêndios deste ano ficam em 7º lugar nessa contagem australiana de metros quadrados ardidos. Quanto ao número de vítimas, os incêndios de 2009 continuam a deter o pior registo, ficando este ano no 6º pior registo.
Nada disto diminui o peso que cada calamidade tem, especialmente para os envolvidos.
No entanto, é sempre conveniente relativizar as coisas na campanha de desinformação (em curso).
Isto, é claro, independentemente de serem louváveis todas as iniciativas de baixar as emissões de poluentes, e também ser louvável o empenho dos governos francês e alemão em salvar o planeta, ou melhor, renovar a sua produção automóvel, agora com o epíteto "verde" ou eléctrica.