sábado, 5 de janeiro de 2019

Snowmaggedon (7)

Todos os invernos é a mesma coisa... o tempo esquece-se que está sob alterações climáticas, tendo em bastidores um "aquecimento global",  e vai presenteando os incrédulos, como o secretário geral das Nações Unidas, António Guterres, com neve nos desertos.

O ano passado falámos da neve no Saara, este ano parece que foi o deserto de Arizona, na zona do Grand Canyon a fazer das suas, com imagens notáveis:

Depois voltamos aos clássicos:

3 comentários:

  1. Citando Trump:

    Donald J. Trump ✔ @realDonaldTrump
    In the beautiful Midwest, windchill temperatures are reaching minus 60 degrees, the coldest ever recorded. In coming days, expected to get even colder. People can’t last outside even for minutes.
    What the hell is going on with Global Waming?
    Please come back fast, we need you!

    2:28 AM - Jan 29, 2019

    No mundo idealizado, é o controlo que decide o que é preto e o que é branco.
    Quando diz que frio é calor, é assim mesmo, e não há cá discussões.
    Bem pode Trump gozar com a situação, que esta malta não tem sentido de humor, e dá-se ao trabalho de inventar "vórtices polares" e uma cambada de patacoadas da pseudo-ciência de magos, bruxas e cartomância, com que se manipulam dados.

    Exemplos, para rir/chorar:

    "Here's Why the Crazy Cold Temperatures Prove Global Warming is Real"
    http://fortune.com/2019/01/29/cold-temperature-global-warming-climate-change-trump-noaa/

    "Extreme cold gripping Midwest does not debunk global warming ..."
    https://www.nbcnews.com/science/environment/extreme-cold-gripping-midwest-does-not-debunk-global-warming-experts-n964366

    "This Is Why Global Warming Is Responsible For Freezing..."
    https://www.forbes.com/sites/startswithabang/2019/01/30/this-is-why-global-warming-is-responsible-for-freezing-temperatures-across-the-usa/#7bb5ae52d8cf

    ResponderEliminar
  2. Ora, ora ... e não é que o império romano também secumbiu por causa das alterações climáticas? Mas atenção que só afectou o lado ocidental... porque a oriente, as alterações, pelos vistos não conseguiram chegar lá.. deve ter sido algum muro qualquer construído nessa altura para evitar a entrada de refugiados... Mas isto é só uma teoria minha.. ;-)

    https://www.elmundo.es/cultura/2019/02/07/5c5b310ffc6c839a128b4653.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Amélia,
      pois, isso é também uma questão de "ceroulas"... se repararmos que os romanos andavam de "perna ao léu" e depois passaram a ter que meter umas ceroulas, porque a temperatura baixou efectivamente:

      https://alvor-silves.blogspot.com/2011/06/proxima-estacao-verao.html

      Essas "pequenas" (porque não são assim tão pequenas) mudanças, ocorreram diversas vezes na história. Creio que o clima foi mais quente na altura da Idade do Bronze, depois baixou consideravelmente, voltou a aumentar, etc.

      Ao tempo dos imperadores romanos era quente (bem mais quente que hoje em dia), depois começou a descer na altura em que Constantino introduziu o catolicismo, e era já bem frio (talvez mais frio que hoje) na época de Justiniano.
      Nesse postal que refiro em cima, considerei a hipótese das invasões bárbaras terem ainda como motivo essa necessidade de migrar para sul, devido a esses invernos bem frios. Portanto, tal como diz, houve um problema de "refugiados".

      Mas, é claro não foi o frio que ordenou a destruição de todos os templos e edifícios pagãos, foi mesmo o fundamentalismo cristão, que não admitia a partilha de espaço com outras religiões. E é claro, a Roma sucedeu Roma.
      Por via das dúvidas, até que a mistela com os reinos bárbaros que invadiam a Europa ficasse mais solidificada, foram mantendo em alerta o Império Romano Oriental. Depois, deixaram-no cair com estrondo... ou seja, pode parecer estranho, mas é muito provável que tenha sido Roma a promover Meca, e o islamismo, para "entreter" Constantinopla.
      Abraço.

      Eliminar