segunda-feira, 27 de junho de 2011

Coimbra - Torre dos Cinco Cantos de Hércules

No texto anterior sobre o Culto do Oculto, faltou fazer referência a uma informação que apenas encontrámos passados estes 20 dias, e que o título torna auto-explicativa.
Ao ler uma parte dos Diálogos da Vária História, de Pedro Mariz (1594), fomos confrontados com esta passagem (pag.14):
Entre as quais povoações não foi (segundo parece) a de menor estima esta nossa Coimbra, onde fabricou aquela torre de cinco cantos, que naquele alto vedes situada, a que ainda hoje chamam de Hércules. E deixou o seu nome, não somente a esses campos, que ao longo do Mondego se estendem, a que os Autores antigos chamam Hérculeos; mas também a toda a mais terra, e à mesma Cidade, que por eles é chamada de Hércules; sinal evidentissimo de ser por ele fundada; pois, como diz o outro, não é de todo falso, o que em muito tempo é divulgado por muitos, quando por outra mor certeza o contrário não aparece.
Pedro Mariz deixa um registo que coloca Hércules como autor da Torre pentagonal de Coimbra, que já tinha sido motivo do nosso texto anterior, mas que vimos associada a D. Sancho I... mais acaba por definir que Coimbra teria sido fundada por Hércules e teria levado o seu nome! 

Arriscamos uma estória...
Desde Afonso Henriques haveria ordens para destruir a torre dos 5 cantos... o número 5 das nossas quinas surge aqui como factor anterior à nacionalidade afonsina.
Talvez o fundador, querendo preservar o registo, manda simplesmente disfarçar a situação fazendo uma outra torre quadrada, ao lado. A certa altura passa por ter sido o seu filho D. Sancho a fazer a outra ao lado (situação que já me tinha parecido invulgar...). D. Dinis continua o disfarce, mandando ele fazer uma torre pentagonal no Castelo do Sabugal, tornando assim a torre de Hércules exemplar não único! 
A situação, como sabemos, complicou-se bastante na regência do Marquês... o que levou à terraplanagem e destruição da torre, com a desculpa da construção do Observatório Astronómico!

À falta de outra imagem... fica a outra Torre de Hércules - o célebre farol de La Coruña:
... e é claro que temos que dar alguma voz a Gaspar Barreiros, que se queixava da atribuição a Hércules de tudo o que era construção antiga na Hispânia.

7 comentários:

  1. Caro Da Maia,
    a torre pentagonal de Coimbra estaria situada onde foi o observatório astronómico?

    Com os melhores cumprimentos,

    Calisto

    ResponderEliminar
  2. Caro Calisto,
    estou a responder com algum atraso porque este blog aqui teve um problema. Acho que devido a uma imagem que escolhi para fundo, passava por ter "virus que danificava o computador"... enfim, tive que mudar o aspecto, e tendo retirado "os últimos comentários" não reparei no seu, pois aqui retirei a moderação.

    Dito isto, a resposta à sua questão está no outro blog... no alvor-silves, aqui:
    http://alvor-silves.blogspot.pt/2011/07/torres-de-hercules.html

    onde retirei a seguinte frase de uma revista do Séc. XIX

    -----------------

    (...) de mais longe vem o nefando empenho de apagar memórias do que fomos, arrasando os mais famosos monumentos de nossas glórias; julgamos por isso mais execráveis os antigos demolidores, que são os patriarcas d'essa abominável seita, cujo compromisso cifra todos os seus preceitos no único: "Aniquilar tudo o que recorde façanhas portuguezas".

    e informa que o projecto do Marquês de Pombal para a destruição da Torre, ou segundo a versão politicamente correcta da nossa História - para construir o Observatório Astronómico, tinha sido entretanto abandonado... porque "não estava livre de abalos ocasionais pelo rolar dos carros nas calçadas, condição essencial que deve satisfazer todo o local destinado para observações". Depois, já no Séc. XX foi construído algo semelhante a um Observatório Astronómico de Coimbra, do outro lado do rio...
    Digamos que se o Carmo caiu por mão de Neptuno, a Trindade deve ter caído por mão do Marquês e acólitos...

    -----------------------

    Por isso, confirma-se que estava onde hoje é o edifício do Departamento de Matemática e foi também o Observatório, antes de passar para o outro lado do rio, em Sta. Clara, já no tempo de Salazar, creio eu.

    Cumprimentos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Da Maia,
      antes de mais permita-me que lhe diga que fico contente por vêr que continua a escrever no seu blog alvor-silves, o que, para mim, é sempre um prazer desfrutar dos seus textos.

      Quanto a esta questão...pois...quanto ao observatório só conhecia o de Santa Clara, e reparei que em alguns mapas da cidade de Coimbra aparecia ao lado da torre da universidade uma outra torre que não conhecia. Verifiquei que era o dito observatório que estava no pátio das escolas (e não nas matemáticas) pode vêr aqui http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=368636
      A informação é quase nula da torre pentagonal mas soube que ela era parte constituinte do castelo.

      http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=368636&page=11
      (no início aparece uma imagem um pouco desfocada em que vê o observatório)

      Cordiais cumprimentos,

      Calisto

      Eliminar
    2. É esta:
      http://i51.photobucket.com/albums/f357/ShichiAkaAkuma/Coimbra%20Piolho/CoimbraAntiga-Cidade.jpg
      certo?
      Era ela própria uma torre singular...

      Entretanto, encontrei múltiplas referências a torres pentagonais...

      1) Torre pentagonal da Cerca Moura

      2) Torre pentagonal de Dornes - Ferreira do Zêzere

      3) Torre das 5 Quinas em Evora

      É sempre curioso ver que há uma construção perfeita antiga de base, sobre a qual vem um aglomerado de pedra, tipicamente medieval, que completa o edificio, sugerindo a maior antiguidade da construção original.
      Já estive para fazer um post sobre isto, a propósito de Juromenha...

      Obrigado pela resposta e pelo link de Coimbra!

      Eliminar
  3. Caro Da Maia,
    dou a mão à palmatória...vc tinha razão!
    http://respigo.blogspot.pt/2007/07/o-castelo-coimbro.html
    as matemáticas ficam no largo D Dinis...uma localização mais exacta da torre pentagonal encontra aqui: http://wikimapia.org/14556586/pt/N%C3%BAcleo-da-Cidade-Muralhada

    Relativamente ao que escreveu na sua mensagem, sobre as construções:"É sempre curioso ver que há uma construção perfeita antiga de base, sobre a qual vem um aglomerado de pedra, tipicamente medieval (...)" foi algo que também nunca percebi, e sempre me fez confusão.

    Cordiais cumprimentos

    Calisto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelos links!
      É especialmente interessante ver aqui
      http://www.astro.mat.uc.pt/novo/observatorio/site/historia.html
      (link que segui do primeiro que apontou)
      ...
      e ler o texto incluso que segue o folclore habitual dizendo:
      "É inquestionável o valor da criação do Observatório Astronómico (...)"
      e relatando umas tantas efemérides menores observadas com subserviência na tentativa de respeito europeu.
      Já sabemos que sempre que formos meninos obedientes teremos a simpatia e palmadinhas nas costas dos nossos "amigos europeus"!

      Enfim... parece que só há duas hipóteses: ou construímos um acrescento disfarçando a sólida base da nossa muralha antiga, ou temos que destruí-la...

      Temos sido convidados a um Arakiri cultural, que vamos efectuando sem qualquer honra... e no meio do processo, uma das mãos que segura a espada irá confiante de que com o golpe no ventre se livrará do excesso de gordura que atrofiava o corpo.

      Eliminar
  4. Caro Da Maia,
    até assusta a forma como as coisas foram/vão sendo feitas, e torna-se incompreensível como vamos deixando acontecer (parece que destruir e menosprezar é uma coisa normal).
    Quanto à torre pentagonal, ela devia ser vista no desenho de Baldi que colocou num texto seu (não me lembro se aqui ou se no Alvor Silves), encontra no goole books o livro "Coimbra. A montagem do cenário urbano - pag 199 - Jorge Alarcão" (infelizmente não está disponível o livro completo) alguma informação sobre a dita torre (foi aqui que encontrei a informação de que no desenho de baldi daria para vêr a torre), mas encontrei aqui :
    http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=764154&page=16
    no post #318 (antepenultimo) a reconstituição da torre pentagonal.

    Cordiais cumprimentos,

    Calisto

    ResponderEliminar