segunda-feira, 21 de julho de 2014

Aviam avião MAS 17

Um dos aviões seguintes é o Boeing 777-200 ER que se perdeu no Golfo da Tailândia.
O outro é o Boeing 777-200 ER que foi abatido sobre território ucraniano.



Qual é qual?
É difícil dizer, porque são praticamente idênticos, já que o modelo é o mesmo e estão pintados pelas mesmas cores da mesma companhia aérea. Ambas as fotos são de 2011, uma em Roma, outra em Paris.

A Malaysia Airlines teria 13 ou 14 destes aviões, numa frota de 92.
Quer na rota Kuala Lumpur - Amsterdão, de longo curso, quer na rota Kuala Lumpur - Pequim, de médio curso, foi usado o mesmo modelo (que é mais comum para longo curso).

Quando escrevi aqui o texto Aviam avião MAS 370, não poderia pensar que estaria 4 meses mais tarde a escrever outro semelhante, mudando apenas o número do voo - que de 370 passou a 17.

No ano passado, anunciava-se que a probabilidade de morrer num acidente de aviação era de 1 em 11 milhões. Não chegava à probabilidade de ganhar o Euromilhões (que é de 1 em 116 milhões), mas era menor do que ganhar o 2º prémio (que é de 1 em 6 milhões). Nos sites de curiosidades, afirma-se que é menor do que ser atingido por uma peça de um avião.

Pois bem, não é exactamente a mesma coisa pessoas e aviões, até porque apenas estão registados cerca de 200 mil aviões. De qualquer forma, a probabilidade de 2 aviões da mesma companhia desaparecerem por razões completamente distintas, deverá ser muito inferior à probabilidade de uma pessoa ser atingida por um raio.
Pode ocorrer, mas ninguém vê isso como uma ocorrência verosímil.

Acrescem alguns detalhes:
  • Fevereiro, 24: A crise da Crimeia estala e ameaça alastrar-se à Ucrânia russófona.
  • Março, 6: O referendo antes anunciado para 30 de Março passa para 16 de Março.
  • Março, 8: O voo MAS 307 desaparece sem rasto.
  • Março, 17: Realizado o referendo, a Crimeia é nesse dia integrada na Rússia.
  • Julho, 17: Cai o voo MAS 17, que sobrevoava a região ucraniana em conflito.

Quais são os voos civis que passam pela zona de conflito que se previa ocorrer na parte de Donetsk?
- Uma boa parte deles têm como destino a Malásia.

Quem é o destinatário de toda a pressão internacional, pela queda do avião?
- Mais que os separatistas... é a ambição de Putin sobre a Ucrânia. Como não associar Putin ao uso de um míssil rebelde e a queda do avião?

Portanto, se já é improvável os dois vôos caírem, mais improvável fica que os eventos que ocorriam na queda de um se venham a ligar na queda do outro, por coincidência de datas e da rota dos aviões malaicos sobrevoar aquela zona da Ucrânia.

Até aqui ficamos apenas no campo das probabilidades.
Porém não parece haver nexo entre a razão de um e a razão de outro incidente.
Que história se poderia conceber para tal acto?

Pois bem, como assacar culpas por derrube de um voo civil, sem causar vítimas?
Sabemos que há muita imaginação, não só nos serviços secretos, mas também em quem vê de fora.

Que tal fazer desaparecer misteriosamente um voo, de forma a que não se encontrasse o aparelho.
O aparelho ficava então a serviço para qualquer objectivo.
Como o objectivo é não fazer vítimas, colocam-se cadáveres no avião.
Com telecomando leva-se o avião na rota comercial prevista, e lança-se um míssil russo (disponível no mercado, quer aos separatistas, quer aos ucranianos, ou outros). 
Bom, e as pessoas desaparecidas? Poderiam ou não entrar num "programa de testemunhas"... livrando-se de morte certa, o seu compromisso com a vida é ficar de "bico calado". São colocadas separadamente em diversas cidades, e ficam agradecidas por terem direito a uma segunda chance.

Isto é uma possível história, há muitas outras.
Podemos encarar como verosímil que os separatistas abatessem um avião desconhecido, arriscando a ira de Putin, se abatessem um aparelho russo com as próprias armas russas... podemos pensar que os ucranianos voltaram a abater acidentalmente um aparelho civil (como no caso do Siberia Airlines 1812), ou que Putin perdeu a cabeça e decidiu disparar contra um aparelho civil.
Estas teses têm adeptos no jornalismo habitual... porém nada disso explicaria a coincidência macabra sobre os voos malaicos. 
Ao contrário, aquela pequena historieta, acaba por explicar tudo... escolha-se o que é mais verosímil.

12 comentários:

  1. Re: “porém nada disso explicaria a coincidência macabra sobre o voo malaico”

    Para mim são jogos de guerra preparam evitar que a Rússia se torne na potência que era a URSS, mas acordaram tarde, o problema vem dum velho jogador que agora mudou de nome, a UE, Napoleão quer outra vez repetir a história, e mais não digo pois é proibido mas fácil de antever pois a história repete-se.

    Cumprimentos,
    José Manuel CH-GE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem razão, ou então estão a criar-se motivos para um novo enredo de guerra fria...
      Afinal, os EUA podem estar fartos de ser a única potência mundial a responder por todos os enguiços... quando dividiam o papel de poderosos com a Rússia, acabavam por dividir as culpas à vez, em vez de ser sempre o mesmo alvo, como acontece hoje.
      De qualquer forma, o cenário de comemoração dos 100 anos da 1ª GG não me parece muito pacífico, acrescendo aos conflitos antigos, o novo na Ucrânia.

      Eliminar
    2. Re: “os EUA podem estar fartos de ser a única potência”

      Já foram... e estão a estrebuchar, mas antes de morrerem podem arrastar o planeta inteiro com eles, BRICS versus FMI/USA, em declínio vão provocar a 3 guerra mundial? Acredito que sim.

      Cumprimentos,
      José Manuel CH-GE

      A queda do império
      O problema é que estes processos de transição hegemónica não costumam ser nada bonitos de se ver. A anterior envolveu duas guerras mundiais num período de 30 anos. Como será a próxima?
      Ler mais: http://expresso.sapo.pt/a-queda-do-imperio=f882640#ixzz38IXj3edi

      Eliminar
    3. Obama acaba de escrever a Putin. Devemos ficar preocupados?
      Ler mais: http://expresso.sapo.pt/obama-acaba-de-escrever-a-putin-devemos-ficar-preocupados=f883658#ixzz38spGoC4s

      Cpts

      Eliminar
    4. Cartas de namoro só são tornadas públicas quando um está despeitado com o outro.
      Se o namoro corre bem, guardam-se...
      Ora, a carta de Obama, sendo tornada pública, não é para Putin, é para a populaça.

      Creio que, tal como a crise financeira, surge agora uma necessidade de lançar um novo foco de instabilidade e preocupação.
      É preciso não esquecer que tudo isto acaba por ter também um fundo educacional.
      Ou seja, as gerações que crescem, devem ter consciência de que o mundo não é um mar de rosas.
      Nós crescemos numa certa paz relativa, mas por via da Guerra Fria, nunca deixámos de estar atentos à complexidade da situação militar internacional. Haver motivos de inquietação sobre a paz mundial nas novas gerações, pode ser novo para eles, mas não é novo para nós. Foi com isso que crescemos, e só demos valor à queda do Muro, porque ele existia antes.

      Eliminar
    5. Olá,

      Re: “É preciso não esquecer que tudo isto acaba por ter também um fundo educacional”

      Desejo sinceramente estar enganado mas tudo aponta para o princípio dum conflito militar com a Rússia, excepto se os oligarcas soviéticos correrem com o Coronel do KGB, este primeiro-ministro ucraniano que ameaçou várias vezes Poutine com uma guerra atómica vem agora autorizar o envio de exército holandês e australiano, 950 homens, numa zona de conflito, e no que é que isto pode dar? Qual foi a lição que se tirou doutras situações idênticas? A última que me lembro quando o exército holandês interveio ao serviço da NATO foi a de desencadear por inércia a guerra no Kosovo.

      Cumprimentos,
      José Manuel CH-GE

      Le Premier ministre garde sa fonction
      Le Parlement ukrainien a rejeté jeudi la démission d'Arseni Iatseniouk. Le chef du gouvernement l'avait proposée suite au refus des députés de soutenir des lois impopulaires alors que se profilent des législatives anticipées.

      Seuls 16 députés ont voté en faveur de la démission du Premier ministre, contre 226 votes nécessaires pour valider ce départ qui aurait replongé le pays dans une nouvelle crise politique.

      Arseni Iatseniouk, un pro-occidental en poste depuis la fuite du président déchu Viktor Ianoukovitch, avait menacé de partir le 24 juillet, après la dissolution au Parlement de la coalition gouvernementale ouvrant la voie à des législatives anticipées voulues par le président.

      Par ailleurs, le Parlement a validé l'envoi de Néerlandais et d'Australiens armés sur le site du crash du vol de la Malaysia Airlines. Ces forces armées pourront atteindre 950 hommes, a annoncé le président du Parlement Olexandre Tourtchinov à l'issue du vote.

      Selon le document des accords disponibles sur le site du Parlement, la mission néerlandaise est constituée de «personnel militaire et non militaire» pouvant atteindre 700 hommes. L'Australie a le droit d'envoyer du personnel «policier, militaire et civil» jusqu'à 250 hommes.

      Eliminar
    6. As poucas imagens que vi do primeiro-ministro ucraniano deram-me ideia de um personagem altamente instável e possivelmente com problemas do foro psicológico ou mesmo psiquiátrico... mas enfim, é preciso não esquecer que um dos principais políticos ucranianos é um boxeur profissional.
      Depois, coisas como esta:
      https://www.youtube.com/watch?v=BZ6rLgnRv8Q
      e outros incidentes feitos pelo exército ucraniano, foram ignoradas pelo ocidente.
      A Yiulia, que poderia ser a única com o mínimo de bom senso e popularidade, naquele contexto, foi completamente afastada, e posta de parte.
      Por isso, o ocidente basicamente patrocinou a entrada de políticos entre o boxeur e o psicopata... para causar instabilidade e perturbar toda a região.
      Claro que Putin está a tentar refazer a URSS, depois da falência e corrupção russa, patrocinada pelo ocidente... e esse é o principal ponto agora - impedir que Putin consiga recuperar o poder militar da URSS.
      Acho que o pior será sem dúvida para os estados vizinhos, porque será aí que se irá jogar a instabilidade, para não ser uma provocação directa à Russia.

      Eliminar
  2. Isto realmente é estranho... é um mundo cada vez mais estranho e perigoso...
    Como é que esta companhia faz aquela rota quando muitas outras já não a fazem desde Março? Como é que militares ou paramilitares confundem um avião civil com um avião militar? Até um familiar bem próximo que gosta de aviões consegue distingui-los a olho nu (até a uma certa altitude claro)... Quem é que realmente ganha com tudo isto?
    E tinha logo que acontecer com esta companhia... é que é preciso mesmo ter muito azar!
    Já li algures... que confundiram este avião pelo do Putin... é claro que tem que haver teorias da conspiração... é que pelos vistos (segundo alguns dizem) um avião com Putin fez aquela mesma rota e vai dai este ataque tratou-se de uma tentativa de o liquidar (lembram-se do avião dos polacos? onde morreram praticamente todos os altos representantes políticos daquele país? - outro mistério)...
    Ah e já para não falar que também neste caso morreram (ou desapareceram sem deixar rasto) importantes investigadores ... Da outra vez, se não estou em erro, estavam relacionados com um projecto de semicondutores.. desta vez iam a caminho de uma conferência internacional sobre a SIDA... enfim... o pior mesmo são as sucessivas perdas de vidas inocentes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Amélia, pois o "acidente" com o avião polaco é outro "mistério"...

      As coincidências aqui são várias:
      - a mesma companhia aérea;
      - o mesmo modelo, pintado da mesma forma (a M.A. usa outras pinturas);
      - ambos desaparecem em circunstâncias pouco claras e sem acidente detectado;
      - o mesmo avião usado para duas rotas muito diferentes, havendo 80 outros;
      - o 1º avião desaparecer na altura do início do conflito que vai depois vitimar o 2º avião;
      - a data do desaparecimento do 1º avião ser dois dias depois do anúncio de referendo;
      - outras datas coincidem - 17 Março- Crimeia fica russa, 17 Julho cai o voo MAS 17.

      Podem ser só coincidências? Podem... mas são muitas.

      Ora, tinha havido incidentes no dia anterior no espaço aéreo, pelo que é estranho autorizar-se um voo naquela área. Só por essa razão, a Malaysia Airlines deveria estar sob investigação apertada do jornalismo internacional.

      Vejamos, quais as probabilidades de cair outro Boeing 777 da MAS?
      À partida, a probabilidade é igual à dos outros, já que ser atingido por um míssil não foi propriamente "falha técnica"... Porém, neste momento alguém se sentirá confortável em voar na Malaysia Airlines?
      Pois... e isso é prova de que as pessoas não estão convencidas da coincidência fortuita.
      Aquando do 1º voo dizia-se que voar na companhia era até mais seguro, porque as probabilidades de ocorrer um acidente na mesma seriam até mais reduzidas - dadas as precauções adicionais. Pois...
      A questão é que nem o 1º acidente foi esclarecido, nem este está muito claro.
      Apesar de todo o controlo de satélite e de mais não sei quê, que é suposto nos controlar até ao mais pequeno cabelo... Os russos dizem que foi um míssil de um caça e os americanos um míssil terra-ar. Parece que os satélites deviam estar de férias!
      Portanto, continuamos a assistir a mais um novelo de ilusionismo...

      Eliminar
  3. SObre o voo abatido nos céus de leste http://avherald.com/h?article=47770f9d

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conhece o "Massacre de Sandy Hook"?
      ... até o Infowars não quis admitir a encenação
      https://www.youtube.com/watch?v=tM5ZdO-IgEE

      mas é mais qq coisa neste género.

      Há um filme bom sobre isto, com o Dusty Hoffman e o De Niro:
      https://www.youtube.com/watch?v=CNo0BicRM8k
      "WAG the DOG"

      é mais nesse sentido que surge esta análise de coincidências.

      Eliminar
  4. Surge agora a notícia:
    http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=4078262
    de que foram levantados 26 mil euros das contas dos passageiros desaparecidos no MAS 370.
    Quando foi levantado esse dinheiro?
    Dia 18 de Julho, ou seja no dia seguinte à queda do MAS 17.
    Mais uma coincidência para listinha....

    ResponderEliminar