Perto da Torre de Centocellas (Centum Cellas), Belmonte, encontramos ruínas de umas termas datadas do início do Séc. XX, mas envoltas em vários mistérios. Ficaram conhecidas como Águas Radium (conforme panfleto da época), pelas suas propriedades relacionadas com a presença de elementos radioactivos na água.
O seu mistério, agora prende-se com as fabulosas ruínas (conforme imagens 1-7 em baixo), mas também com a sua história que envolve a eventual presença da Madame Curie, e todo o secretismo, que as tornava quase desconhecidas aos locais. Informação complementar:
- http://www.historiadamedicina.ubi.pt/cadernos_medicina/vol13.pdf
- http://www.aguas.ics.ul.pt/guarda_cpena.html
http://www.geocaching.com/
Repare-se na Imagem 5 onde, junto à janela se nota a presença de duas camadas de pedra, sugerindo uma construção posterior que encobriria uma construção mais antiga.
Os arcos da janela simulam (ou serão?) uma construção medieval, pelo que não será de excluir toda uma influência de outras arquitecturas no edifício. Independentemente de tudo isso, são magníficas ruínas, bem enquadradas no espaço da serra, e sugerindo até inspiração na arquitectura da Torre de Centocellas.
Nota posterior (17/06/2016):