sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Havia um avião - Reunião 515 dias

Na sequência de dois textos anteriores "Aviam Avião":


parece-me que podemos iniciar uma série sob o tema "Havia um Avião".

As palavras chave que foram escolhidas para as notícias de ontem (5 de Agosto), sobre a descoberta de um resto de uma asa de um Boeing, foram notoriamente duas:
- Reunião
- 515 dias
Que uma palavra seja "Reunião", parece inevitável, já que o destroço seria encontrado nas Ilhas de Reunião. Já dar eco ao número 515 dias parece-me menos vulgar, até porque ninguém se lembrou de dar foco ao número exacto de 131 dias, passados entre o primeiro e o segundo acidente dos aviões da Malaysia Airlines. 

Só refiro isto, porque para quem leu algumas coisas esotéricas e cabalísticas, o número 515 é daqueles que não passa completamente despercebido.

Num estranho "artigo científico" de 1989 (!), Lima de Freitas dá algumas pistas sobre este número. O artigo chama-se 

... e parece mais um artigo de blog do que um artigo científico (mas, enfim, à época não haviam blogs). Na introdução diz o seguinte:
After stressing the fact that the paradigm of the mirror is common to oriental as well as western traditional metaphysical and religious speculation, he comes to mention the mysterious use of the number 515 by means of which Dante Alighieri, in his Divine Comedy, prophesies the advent of God's Envoy. 
e acaba quase no mesmo estilo (sendo um verdadeiro mistério a aceitação do artigo naquela revista, ou talvez não, lendo os manos):
All this is very much in the spirit of Dante. I think for the reasons above and because of other clues, that the "Apparition of Christ to the Virgin", the masterpiece of (probably) Master Jorge Afonso now in the Janelas Verdes Museum of Lisbon, commissioned by Queen Leonor in the first quarter of the sixteenth century, exhibits the cipher 515, with the same intention and meaning that Dante gave to it two centuries before. This belief of mine grew stronger when I realised that, at the entrance of the church of Templars in Tomar - the centre of the Templar Order in Portugal and one of the most important monuments in Europe - the Master who built the porch engraved in the stone - once again! - the cipher 515.
Só por curiosidade natural fui ver o tal quadro de Jorge Afonso:
Aparição de Cristo Ressuscitado à Virgem, de Jorge Afonso
(detalhe, onde se evidencia o 1515)
Peço imensa desculpa, mas dada a curvatura dos 5, o que leio ali não é 1515, mas sim ISIS.

Eu sei, comecei este artigo apenas com a intenção de cumprir calendário com a notícia do avião desaparecido, e já chegámos à variante do Estado Islâmico... o ISIS, de 1515 para 2015, com quinhentos anos de diferença. Sem comentários!

No entanto, a oportunidade da menção que o mação Lima de Freitas faz ao 515 de Tomar (não seria apenas o ano da obra?), permite agora falar da Igreja de Santa Maria dos Olivais, que o José Manuel fez referência num comentário (... até essa altura apenas associava Stª Maria dos Olivais à freguesia lisboeta dos Olivais), e ao seu pentagrama associado:
Igreja de Santa Maria dos Olivais, igreja matriz dos templários com um pentagrama
E acrescento que no retábulo de Jorge Afonso, parece-me que o velho Adão coberto apenas com a parra, segura uma maçã e nenhum pomander... esse de 1505:

Todo este interlúdio para realçar que quando se lança um número como 515 para as notícias, as mentes cabalísticas, plenas de espírito esotérico, não serão totalmente insensíveis, e não o lerão da mesma forma que o comum dos mortais (já tivemos o 115 como número de emergência, mas passou a 112, provavelmente por causa destas confusões...).

Só um pequeno acrescento relativamente a estes delírios correntes.
O 1 é visto como a unidade divina, assim com o 3 é visto como a sua trindade, e o 5 é entendido como sendo o número do homem (o que se compreende pelos cinco dedos, e não só - ver texto Abraçadabra). Portanto, escrever 515 é como entender uma passagem de homem (5) ao divino (1) e o regresso como homem (5). O habitual uso de 3 dígitos teria a ver com o número de eras (era do Pai, do Filho, e do Espírito Santo).  Mas, passando a 4 dígitos e de forma semelhante, 1515 seria equivalente, mas começando antes pela parte divina. Na mesma pseudo-lógica, devemos entender 2 como a dualidade (por exemplo, feminino e masculino) e 0 como o vazio, a ausência. Portanto, 2015 poderia ser entendido como sequência iniciada numa dualidade, desaparecida, da qual emerge parte divina, e depois humana. 
Mas enfim, tudo isto serviria para rir, se não fosse para chorar.

Voltando ao assunto de interesse.
Passado um ano sobre o desaparecimento do MAS 17, a BBC juntou o que se tinha "apurado" neste artigo:
... e uma das coisas que se pode reparar nesta figura
Partes recuperadas do avião abatido na Ucrânia (MAS 17, em 17 de Julho de 2014)
... é que foi recuperado pouco do avião "destruído pelo míssil". Uma boa parte parece ter-se evaporado ou volatilizado. Assim, digamos que há muito por recuperar daquele avião, e não sendo normal que tenha entrado em órbita e caído na ilha da Reunião, eu não estaria assim tão seguro disso.

Uma teoria que circulou o ano passado é que o vôo MAS 370 teria sido desviado para a base americana de Diego Garcia, no Oceano Índico. Os proponentes desta teoria poderiam ter ficado mais convencidos com o aparecimento de destroços na Ilha da Reunião, pois essa base está bem mais próximo do local de recolha do destroço. Ainda assim, devido a toda a teoria de correntes que poderiam ter levado os destroços da asa, tudo é possível, ou como se diz no título da revista Wired:
e conclui com esta certeza - "Well, at least we know the plane’s not hiding in Kazakhstan."

Mas eu não estaria assim tão certo que o Cazaquistão será um local a excluir das buscas, seja pelo que falta do MAS 370, seja pelo que falta do MAS 17... insistindo que não é claro que o que falta não seja exactamente o mesmo!
Portanto, o que temos agora é apenas mais música sobre uma parte de uma asa...

Asas - GNR

____________________________
Aditamento (9/08/2015):
Por via desta notícia cheguei a uma teoria avançada também no ano passado, uns quatro dias depois de ter colocado aqui a hipótese do MH17 e MH370 serem o mesmo, e que também seguia na mesma linha:

Aliás convém salientar que isto nada tem de especial, já que a semelhança dos dois aviões deveria automaticamente disparar a pergunta - se seriam o mesmo ou não? Tão preocupados estavam os jornalistas em serem politicamente correctos, que ninguém se atreveu a comentar ou estranhar essa semelhança. O que só fez tornar tudo ainda mais suspeito.

A minha suspeita não se fundava em dados muito objectivos, mas o site em questão compilou alguns:

1. A missing window on the wreckage, which appeared in some pictures over the internet.
2. The flag does not properly align to the window, as compared to recent pictures of the original MH17 (no new information here).
3. Rebel leader describes the MH17 victims: rotten corpses, drained of blood (no new information here). 
4. ALL the videos were created before MH17 was allegedly shot down (no new information here).
5. Flight MH17 was cancelled, according to flight radar screen (no new information here).
6. Invalid and pristine passports at the crash site
...
É relevante, e foi uma informação veiculada logo nos dias seguintes, que o voo MH-17 tinha sido dado como cancelado.

5 comentários:

  1. É notório o empenho duma certa casta portuguesa/brasileira em apagar certas pontes com o passado, na ocorrência o nome dos Templários, no sitio da Wiki em língua portuguesa Tomar é exemplo, antes de eu lá pôr as minhas photos... veremos quanto tempo lá fica a referencia da UNESCO-World Heritage que utilizei:

    English: Convent of Christ in Tomar Originally designed as a monument symbolizing the Reconquest, the Convent of the Knights Templar of Tomar (transferred in 1344 to the Knights of the Order of Christ) came to symbolize just the opposite during the Manueline period – the opening up of Portugal to other civilizations.
    Français : Couvent du Christ à Tomar Conçu à l'origine pour célébrer la Reconquête, le couvent des Templiers de Tomar, devenu en 1334 le siège de l'ordre des Chevaliers du Christ, se transforma à l'époque manuéline en un symbole inverse, celui de l'ouverture du Portugal à d'autres civilisations.
    Español: Convento de Cristo en Tomar Monumento simbólico de exaltación de la Reconquista, el convento de la Orden del Temple en Tomar fue transferido en 1344 a la Orden de los Caballeros de Cristo. En la época manuelina llegó a simbolizar, en cambio, la apertura de Portugal a otras civilizaciones.
    日本語: トマールのキリスト教修道院
    中文(简体)‎: 托马尔的克赖斯特女修道院 这座托马尔圣堂武士修道院(后于1344年成为十字军救护团骑士修女院),最初是为了象征骑士的征服行程而修建的,但后来,这个修道院在曼奴埃尔王朝统治时代却被赋予了相反的象征意义,即葡萄牙开始对其他文明开放的象征。
    https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Castelo_dos_Templ%C3%A1rios_e_Convento_de_Cristo,Tomar,_Portugal.jpg

    Tanto empenho em erradicar algo só pode dar razão a cabalistas e adeptos de segredos de Salomão, ou que quer que seja escondem algo!

    Cpts.
    José Manuel CH-GE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro, parece-me claro que houve uma certa preocupação sistemática em quebrar quase todos os laços com o passado, especialmente em Portugal. Tudo o que era mais objectivo e relevante foi abandonado, degradado, destruído, e preferiu-se guardar e dar relevo a uma meia-dúzia de coisas, com menos interesse, para despistar a atenção dos mais curiosos.
      Conforme li num dicionário antigo - um curioso era um sujeito perigoso que estava a ser atormentado por Lucífer, já que se dedicava ao oculto, ou seja ao proibido por Deus. No fundo, curioso era quem, tal como Eva, trincava a maçã proibida, e em vez de ser um cachorrinho obediente, ficava um gato curioso - e depois - curiosity kills the cat.
      Sobre a tradução em chinês não faço ideia... mas usando o Google Translate parece bater certo!

      Achei piada que hoje alguém me fez notar que o D. Cameron tinha chegado ao Alvor (uma ou duas pessoas quando ouvem notícias sobre o Alvor mandam-me bocas), e por acaso chegou horas depois de ter acabado de escrever o texto que fazia referência ao Alvor e a D. João II. Se tivesse sido em Janeiro de 2010 tinha dado importância, agora a esse tipo de coincidências não dou importância nenhuma. De forma que respondo apenas - e depois? Foi a pé a Silves? Não?... e mesmo que fosse, não interessava nada!
      Por acaso já achei coincidência mais interessante, depois de ter visto no site "humans-are-free" uma coisa sobre o MH17, calhei numa página que falava de um outro projecto ISIS, levado a cabo pelos russos em 1961:
      http://humansarefree.com/2015/07/project-isis-kgb-found-mummified-body.html
      ... não que o artigo tivesse interesse, apenas porque tinha aqui mencionado o MH17 e o ISIS, e fui calhar a um site que tinha as mesmas duas coisas.

      E já agora, falando nós de megalitos dos Almendres, vi também uma notícia sobre um megalito submerso:
      http://news.discovery.com/history/archaeology/underwater-stonehenge-monolith-found-off-coast-of-sicily-150806.htm
      ... que não sendo muito de espantar, não é habitual dar com notícias deste tipo.
      Abraço

      Eliminar
  2. Re: agora a esse tipo de coincidências não dou importância nenhuma

    Faz bem, doutra maneira arriscaria de ser aspirado numa espiral de tipo "seguidores da ordem de tal", e por ignorância lá iriam dizer que de Baal... indo nessa de coincidências destinadas ou reveladas pela net foi dar com a série que vi na tv : Les Compagnons de Baal https://fr.wikipedia.org/wiki/Baal e seguindo este Baal acabei no dos fenícios, bons tempos os do politeísmo,

    Re; mysterious Stonehenge-style monolith in the deep sea off the coast of Sicily

    merci pela info, vai de encontro ao que "descobri" na Anta Grande do Zambujeiro (Valverde) Évora,
    publiquei uma montagem na Wiki das minhas photos, mas ficou de fora por falta de espaço a da laje do teto com recortes com ângulos de tipo do rombo das pinturas das cavernas, está nas traseira do monumento (ver esquema)
    se isto fosse britânico dá para imaginar o que fariam pela stonehenge deles, como somos tugas ficamos com um monumento perdido numa quinta de vacas e aceso tipo de cabras!

    Minhas photos em :

    https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Anta_Grande_do_Zambujeiro_%28Valverde%29_%C3%89vora,_Alentejo,_Portugal.jpg

    Cpts.
    José Manuel CH-GE

    ResponderEliminar
  3. à bon entendeur !
    Cpts.
    José Manuel CH-GE

    F/A-18 de l'armée suisse contrôlés par la NSA
    L'armée helvétique dépend, dans certains domaines sensibles, des Etats-Unis. Le système de navigation des avions militaires fonctionne ainsi uniquement avec un code fourni par la NSA

    http://www.20min.ch/ro/news/suisse/story/F-A-18-de-l-armee-suisse-contr-les-par-la-NSA-10075220

    ResponderEliminar
  4. Desaparecem e aparecem, quando querem:
    Has a lost Nazi ghost train carrying gold finally been found? Two treasure hunters think so
    http://www.telegraph.co.uk/news/worldnews/europe/germany/11812174/Has-a-lost-Nazi-ghost-train-carrying-gold-finally-been-found-Two-treasure-hunters-think-so.html

    ResponderEliminar