segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Cores (4)

Depois do mundo a preto e branco, onde imperava um nevoeiro cinzento, apareceu a roda das cores

imagem de amopintar.com

Percebo pouco da lógica social que se foi estabelecendo associada às cores, não havendo muito acordo sobre isso. No entanto, são fundamentais o RGB, com o vermelho, que para mim representa a igualdade, o verde que representa a esperança, e o azul que representa a liberdade. Há um compromisso entre a liberdade e a igualdade, e no meio é que reside a esperança, o caminho. Tudo o resto parecem-me ser escolhas possíveis dentro da harmonia no acordo.


2 comentários:

  1. Boa noite.

    Esse artigo faz-me lembrar os antigos televisores a cores que utilizavam um tubo de Raios catódicos(três cores)que embatiam no ecrã que era a preto e branco.O vermelho,verde e azul são as cores principais e daí provinham todas as outras cores...claro tinha de haver o preto e branco para que tudo funcionasse.


    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado por este comentário, Paulo.
      Tem razão, havia primeiro preto e branco, em tons cinzentos de nevoeiro.
      Mas com o RGB também se fazem os tons cinzentos, e já agora devo dizer que a interpretação das cores, pode ser ligada a características sociais... e se poderíamos dizer que cada um pinta com a paleta que quiser, também é verdade que houve convenções sociais ou comportamentos animais que se associam a certas cores.
      E a questão das cores é também uma questão de dimensões espaciais.

      Eliminar