sábado, 10 de julho de 2010

Batimetria Google (Porto Rico)

Perto da ilha de Porto Rico, a Google Maps disponibilizou dados de batimetria com uma qualidade muito superior ao habitual... com todas as precauções devidas a serem dados tratados, as imagens não deixam de ser espantosas e intrigantes:
(clique na imagem para aumentar)
Notamos que é persistente ver-se um espaçamento de 5Km vertical (salientámos a vermelho 7 zonas numa extensão de 35 Km), ou então espaçamentos de 2Km na vertical. que pode ser explicado por má colagem de dados vindos de fontes distintas. Por outro lado, esta colagem de dados não é sistematicamente assim... se por um lado apresenta este padrão regular, ele é pronunciado nuns casos e noutros é inexistente. Mesmo sem informações adicionais, é suficientemente estranho.

Por outro lado, os padrões submarinos são complexos e nalguns casos podem sugerir até "formas antropomórficas ou biomórficas" com alguma imaginação... basta experimentar explorar a zona com suficiente zoom. Note-se que estes padrões são muito diferentes dos que habitualmente vemos em areias, dunas, e formações geradas por movimentos de fluidos nos desertos:
Típico padrão de dunas no deserto (prox. golfo da California, Google Maps)

A batimetria do Golfo do México (na zona onde ocorreu o "acidente da BP") mostra ainda formações estranhas, pela presença de um sistemático quadriculado em várias direcções... 
(nota: no canto inferior direito, a imagem perde a alta resolução de batimetria, que evidencia no restante... muito poucas zonas do globo têm ainda esta batimetria de alta resolução no Google Maps)

Pela sua dimensão exagerada, a zona onde foram primeiro notadas estas tendências quadriculadas foi na Irlanda, conforme se poderá ver facilmente aqui:


Referimos ainda os outros apontamentos sobre imagens, com padrões, do Google Maps, já aqui colocados:


2 comentários:

  1. http://maps.google.fr/maps?ll=-66.603461,99.719761&z=17&t=h&hl=fr

    Shaver Mystery

    Cumprimentos,
    José Manuel CH-GE

    ResponderEliminar
  2. José Manuel:
    Isso é a ideia da Hollow Earth?
    Tem mais dados sobre esse assunto, em particular fotos dessa localização?
    Obrigado.

    ResponderEliminar